segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Tudo sobre Limpeza de fossas séptica

As fossas sépticas são estruturas muito comuns em residências situadas em zonas rurais ou distantes de centros urbanos, por vezes mesmo em zonas costeiras, como a Baixada Santista. Estas estruturas são responsáveis por garantir o tratamento adequado dos resíduos humanos. No entanto, há dúvidas quanto à periodicidade da limpeza das fossas sépticas.

Pois bem, a verdade é que não há nenhuma norma, regra ou consenso que determine o tempo exacto de limpeza de uma fossa séptica. Este é um cálculo a ser feito de forma independente e tendo em conta factores únicos em relação à instalação e utilização.

A frequência da limpeza deve ter em conta os seguintes factores

Número de pessoas no edifício que utilizam ativamente a rede de esgotos;
Tamanho do tanque;
Quantidade de água libertada pelo sistema;
Estes parâmetros podem ser usados para determinar se a limpeza deve ocorrer mais cedo ou mais tarde.

Embora não haja nenhuma obrigação para o período durante o qual a limpeza deve ser realizada, recomenda-se que uma avaliação profissional da estrutura seja feita pelo menos uma vez a cada 6 meses.

O período máximo de limpeza, de acordo com alguns profissionais do sector, é um máximo de 1 entre uma limpeza e outra.

Mas por que é tão importante ter tanto cuidado com a fossa séptica? Primeiro é preciso entender como funciona a fossa séptica.

Como funciona a fossa séptica
A fossa séptica também pode ser caracterizada por uma estação de tratamento de efluentes primários. Isto significa que o poço é responsável pela coleta, divisão e tratamento primário de águas residuais com resíduos humanos.

A cava recebe e retém as águas residuais da propriedade em um reservatório. Durante o período de contenção, o material sólido é sedimentado com a ajuda da gravidade, tornando-se uma lama no fundo da cava.

O poço tem uma rica cultura de bactérias anaeróbicas. Estas culturas são responsáveis pela neutralização de organismos maliciosos nos resíduos, reduzindo significativamente o risco de contaminação.

Durante este processo, a matéria sólida também diminui, assim como os resíduos líquidos e estabiliza a ação dos gases. Ao longo do tempo é necessário limpar os compostos na fossa, incluindo o material sólido (lodo).

A importância de uma limpeza adequada da fossa séptica
É importante notar que os poços são amplamente dependentes da ação de bactérias anaeróbicas que realizam todo o processo químico dentro da estrutura. Estas bactérias, como todos os seres vivos, podem ficar doentes. Quando algo muda o seu comportamento, o tratamento de águas residuais já não é eficaz.

Se a limpeza da fossa séptica não for feita corretamente, ou nunca for feita, as bactérias podem ficar doentes ou mesmo morrer, matando toda a parte funcional das fossas sépticas.

Como se limpa a fossa?
A limpeza deve seguir os métodos especificados pelo fabricante. No entanto, existe um certo padrão na forma como a limpeza deve ser feita.

A parte fundamental da limpeza da fossa é a remoção das lamas do tanque. Esta é uma tarefa que é sempre realizada com caminhões de sucção especializados e que deve ser sempre realizada por empresas profissionais e experientes.

Há um alto risco de contaminação da terra e do meio ambiente durante a limpeza não profissional. Portanto, nunca tente fazê-lo de forma amadora.

O primeiro passo na limpeza do poço é a liberação de gases. Para este efeito, a tampa do poço permanece aberta durante algum tempo. Os gases, tratados adequadamente por bactérias, podem retornar ao meio ambiente de forma menos prejudicial. Este período de “respiração” do poço é essencial para a segurança e limpeza da estrutura.

Após a remoção dos gases, o material sólido é aspirado para fora. A lama é sugada para dentro do caminhão por mangueiras. Os caminhões de águas residuais possuem alta tecnologia e são projetados para receber essas substâncias sem qualquer risco ao meio ambiente ou à saúde pública.

Também é importante lembrar que o descarte do material deve ocorrer sempre fora das instalações em um local determinado por lei e nunca em um ambiente aberto. Garanta sempre que a empresa contratada possua todas as certificações dos órgãos responsáveis.

Se a lama permanecer na cava após a limpeza, não se assuste e pense que o trabalho foi feito errado. Idealmente, deixe cerca de 10% do material no interior para que o tratamento de efluentes não seja interrompido.

Se você está procurando as melhores soluções de limpeza de cava na Baixada Santista e em outras regiões de São Paulo, confie na tecnologia do esgoto!

Somos uma empresa certificada e uma conta tradicional com profissionais altamente capacitados e equipamentos de última geração. Garantimos sempre que nossos clientes serão bem atendidos, pois respeitamos não só aqueles que confiam em nossos serviços, mas também o meio ambiente.

Entre em contato com a Haytec Desentupidora em Santos e nós iremos até você!

Tudo sobre Limpeza de fossas séptica Publicado primeiro em Desentupidora em Santos 24 Horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário