terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Passo a Passo de Como Instalar uma Cerca Eletrica

1 Para reduzir o risco de choque elétrico, não remova a tampa de CUIDADO. Consulte o pessoal de serviço.
2 Nunca electrifique o arame farpado! As farpas podem ferir os animais se ficarem emaranhados na cerca.
3 Use “1 amp / 250V” apenas fusíveis. Se fusíveis superiores a 1 A ou inferiores a 250 V forem usados, eles podem danificar um controlador de cerca e anular sua garantia. Controladores de vedação protegidos com fusíveis substituíveis usam porta-fusíveis externos. Se não houver um porta-fusível externo,
não há fusível para substituir.
4 Sempre desconecte os controladores de cerca alimentados por bateria da bateria antes de recarregar a bateria. Não fazer isso pode danificar o controlador da cerca e o carregador de bateria e anular sua garantia.
5 Nunca execute mais de um controlador de cerca na mesma linha de vedação ao mesmo tempo. Os pulsos de controladores de cerca de estado sólido de choque curto estarão muito próximos e podem ser perigosos para animais e pessoas. Isso também danificará seus controladores de vedação.
6 Nunca altere o design de um controlador de cerca ou substitua componentes. Isso pode ser perigoso para você e anulará a garantia.
7 Instrua todas as pessoas sobre como desconectar um controlador de cerca em caso de emergência. Poste sinais em cercas elétricas ao longo de vias públicas ou perto de residências.
8 Nunca desconecte os fios ou aproxime-se de uma cerca durante tempestades com relâmpagos.
9 “ADVERTÊNCIA” Risco de choque elétrico! Não conecte uma cerca elétrica a qualquer outro dispositivo, como um treinador de gado ou um treinador de aves. Caso contrário, um raio atingindo sua cerca será conduzido a todos os outros dispositivos.
10 Para reduzir o risco de choque elétrico, um controlador de cerca operado por uma linha CA possui um plugue polarizado (uma lâmina é mais larga que a outra). Este plugue caberá em uma tomada polarizada somente de uma maneira. Se o plugue não encaixar totalmente na tomada, inverta o plugue; se ainda não couber, entre em contato com um eletricista qualificado para instalar a tomada correta.Não altere o plugue de forma alguma.
11 Nunca conecte um fencer DC a uma fonte de alimentação AC.
12 Sempre verifique sua linha de esgrima e vedação quanto à voltagem quando a instalação estiver completa. A luz OK da cerca piscará quando a energia estiver na cerca. A luz OK do esgrimista opera continuamente com os esgrimistas de corrente contínua equipados com luzes.

INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
DO SEU CONTROLADOR DE CERCA

OS SETE PECADOS DE
INSTALAÇÕES DO CONTROLADOR DE CERCA

1 Um sistema de aterramento insuficiente para o controlador de cerca. (Consulte o passo 2 das instruções de instalação).
2 A tensão parasita pode ocorrer quando o sistema de aterramento do controlador da cerca estiver localizado a até 50 pés de um aterramento da concessionária, tubulação de água enterrada ou fio telefônico enterrado. (Consulte a Etapa 2 das instruções de instalação e a Seção de Interferência de Rádio.)
3 Fio de saída e cabos de ponte inadequadamente isolados (o fio deve ser isolado a 20.000V no mínimo). (Consulte o passo 1 das instruções de instalação).
4 O fio terra não está adequadamente isolado e está localizado a 20 pés ou mais do controlador da cerca. (Consulte o passo 2 das instruções de instalação).
5 Conexões e junções inferiores do fio da cerca, fio terra, fio de saída e fios de ligação. (Consulte o passo 3 das instruções de instalação).
6 Isolamento de fios de vedação não padronizado: isoladores rachados, isolantes de baixa qualidade, mangueiras de água, tubos de plástico ou o uso de postes de madeira sem isoladores. (Consulte o passo 3 das instruções de instalação).
7 O controlador de cerca tem pouca potência para a condição da cerca que está sendo energizada (isto é, chuva, neve, gelo, vegetação, arame enferrujado e comprimento da cerca). (Consulte “Como
funciona a cerca elétrica ” neste manual.)

  1. COMO INSTALAR O
    SEU CONTROLADOR DE CERCA

Instruções de aterramento: Este controlador deve ser aterrado. Se ocorrer mau funcionamento ou quebra, o aterramento reduz o risco de choque elétrico ao fornecer um caminho de baixa resistência para a corrente elétrica. Os controladores operados por linha CA são fornecidos com um plugue de conexão de 2 lâminas polarizado para uso em um circuito de 120 volts. O plugue deve ser inserido em uma tomada apropriada que esteja adequadamente instalada de acordo com todos os códigos e regulamentações locais.

O aterramento deste produto é fornecido por uma haste de aterramento instalada corretamente e conectada eletricamente ao terminal de aterramento de saída do controlador da cerca. Uma falha interna em um controlador de cerca aterrada incorretamente pode resultar em um risco de altas correntes de choque elétrico na cerca eletrificada.

PERIGO – Para um controlador de cerca operado por linha CA, não modifique o plugue fornecido com o controlador se ele não se encaixar na tomada; tenha uma tomada apropriada instalada por um eletricista qualificado. Se for necessário usar um cabo de extensão, use apenas um cabo de extensão polarizado que aceitará o plugue da unidade. Repare ou substitua um cabo danificado.

PASSO 1
Instale o controlador da cerca sob a tampa e proteja todas as conexões elétricas da umidade. O fio de saída do controlador da cerca transporta a tensão do terminal da cerca (quente) para a vedação. Um fio de jumper transporta a tensão de uma linha de cerca eletrificada para outra (ou seja, portões, fios enterrados, cantos e vários sistemas de cerca de arame). Use cabo insultado que é fabricado para cercas elétricas (fios de bitola 10 a 14 isolados a 20.000 volts). Não use fiação elétrica comum; só é avaliado para uso de 600 volts.

ETAPA 2
Instale pelo menos uma haste de aterramento galvanizada ou de cobre de 6 pés em um raio de 20 pés do controlador da cerca. Use uma braçadeira de haste de aterramento para fixar o fio terra isolado à haste de aterramento (a braçadeira deve morder a haste e o fio terra). O fio terra deve ser de 10 a 14 bitola e isolado de 600V a 20.000 volts. Para obter melhores resultados, instale três hastes de aterramento na terra com 6 pés de profundidade e espaçamento de 10 pés. apart. Se possível, instale hastes de aterramento em áreas com umidade constante.

PASSO 3
Não instale hastes de aterramento dentro de 50 pés de uma haste de aterramento da concessionária,
linha telefônica enterrada ou linha de água subterrânea (eles podem captar tensão parasita). Isto é
evidente se você receber choques pulsantes de torneiras de água ou tanques de água ou se
você ouvir o pulso do controlador da cerca em seu telefone, televisão ou rádio.

Etapa 4
Faça boas conexões usando grampos de arame, conectores de fios e emendas adequadas (consulte os desenhos). Simplesmente envolvendo o fio frouxamente causa corrosão na emenda e reduz a energia na cerca. Use isolantes de alta qualidade, maçanetas de porta e envoltório de isolante, com inibidores de UV (ultravioleta) para sua vedação. Se estiver usando postes de vedação de metal, certifique-se de que os fios da cerca não possam tocar na coluna. Existem tipos específicos de postes de madeira projetados para uso em cercas elétricas sem isoladores.

Ilustrações de diferentes tipos de nós e conectores para cerca elétrica

  1. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO PARA O
    CONTROLADOR DE CERCA ELÉTRICA COM ALIMENTAÇÃO SOLAR


O controlador de cerca alimentado por energia solar elimina a recarga e a substituição repetidas da bateria e reduz os custos ao utilizar energia livre do sol. Seu design exclusivo coleta e armazena a energia do sol durante as condições de tempo ensolarado e nublado. Ele manterá sua carga completa por 15 dias de escuridão total, mantendo assim o máximo de impacto em sua linha de vedação em todos os momentos.

Este controlador de cerca SOLAR POWERED totalmente portátil foi projetado para fácil instalação. O PAINEL SOLAR é montado no ângulo adequado para garantir a coleta de energia máxima durante todo o ano. É IMPORTANTE montar a sua unidade em um local que receba a luz do sol durante todo o dia e prendê-la com segurança para evitar a rotação e a mudança. Seu circuito de estado sólido possui excelentes características de temperatura alta / baixa que não são afetadas por mudanças no clima para máxima tensão de saída no fio da cerca.

Instalando seu controlador solar de cerca elétrica

PASSO 1
Enfrente o PAINEL SOLAR em direção ao sol do meio-dia. Em direção ao sul, no hemisfério norte.

PASSO 2
Ligue o cabo de saída ao terminal da cerca e ligue o fio terra ao terminal de terra.

PASSO 3
CONFIGURAÇÃO DA REGIÃO SOLAR: (Para os esgrimistas solares que possuem um interruptor de ajuste solar).

Instalações de esgrimistas solares ao norte da linha no mapa de ajuste solar, têm menos luz solar utilizável a cada dia, quando comparadas às instalações ao sul da linha.

Para um desempenho ideal ao longo do ano, as instalações ao norte da linha no mapa devem deslizar a chave de ajuste solar para o ajuste da região norte (posição extrema esquerda). As instalações ao sul da linha no mapa devem usar a configuração da região sul (posição extrema direita). Se você não puder determinar se sua instalação está ao norte ou ao sul da linha no mapa de configuração solar, use a configuração da região norte (posição extrema esquerda). Não usar a configuração correta da região solar limitará a vida útil da bateria dos esgrimistas solares e anulará sua garantia.

Para esgrimistas solares não equipados com um interruptor de ajuste solar, deslize o interruptor de 2 posições para a posição ligado.

A luz operacional deve piscar com cada pulso de eletricidade que é enviado para a cerca

PARA MELHOR DESEMPENHO: Depois de instalar o seu novo controlador de cerca solar, deslize o interruptor para a posição “OFF” . Isso permite que o sol carregue a bateria do controlador da cerca solar. Deixe a bateria solar carregar por três dias inteiros.

MANUTENÇÃO DA BATERIA: Repita o processo de carregamento acima de três dias cada vez que o controlador da cerca for colocado em armazenamento ou retirado do armazenamento. NÃO armazene fora da luz solar direta por períodos de mais de 3 meses sem antes repetir o procedimento de carregamento da bateria ou a bateria pode falhar.

IMPORTANTE: NÃO CARREGUE A BATERIA DE CONTROLADOR ELÉTRICO DE CERCA ELÉTRICA SOLAR COM UM CARREGADOR DE BATERIA AUTOMÓVEL. ISTO DANIFICARÁ A BATERIA. UM CARREGADOR DE BORRACHA DEVE SER USADO PARA MANTER A BATERIA QUANDO O CONTROLADOR DE CERCA NÃO ESTIVER EM USO PARA PERÍODOS SUPERIORES A 3 MESES. CUIDADO! NÃO DEIXE A BATERIA CARREGAR MAIS DE 18 HORAS COM UM CARREGADOR DE CARGA! 

MANUTENÇÃO DO PAINEL SOLAR: No caso em que a substituição da bateria for necessária, certifique-se de LIMPAR o painel solar. No entanto, sob condições EXTREMAMENTE POUCAS , o painel solar deve ser limpo periodicamente com um pano macio e água sem detergente ou produtos de limpeza abrasivos. Um painel solar limpo operará com a máxima eficiência.

III COMO FUNCIONA ELÉCTRICO

A vedação elétrica é uma barreira de “medo” que usa choque elétrico seguro para deter animais. Para que um animal sinta um choque, a voltagem produzida pelo controlador da cerca deve ser alta o suficiente para penetrar no pêlo, na pele e no casco do animal. Uma vez que a tensão é alta o suficiente para causar um choque, a eletricidade deve viajar através do fio da cerca. Em seguida, ele flui através do animal que está tocando a cerca e no solo em que o animal está em pé. A eletricidade então viaja através do solo úmido de volta para as hastes de terra. Das hastes de aterramento, a eletricidade flui através do fio de aterramento que é conectado ao terminal de aterramento do controlador da cerca. O circuito está completo e o animal sente o choque instantaneamente.

A good ground system will pick up most of the electricity conducted by the animal and send it to the fence controller.  Poor grounding can cause interference on telephone lines, in radios, and on televisions.  You may also receive a shock from metal cased fence controller or ground rod when it is not grounded properly.

Em climas muito secos (solos arenosos secos) e climas frios (solo coberto de neve ou congelado), deve ser utilizada uma instalação de vedação alternativa. Este sistema de cercas implementa o uso de um fio terra paralelo ao seu fio quente. Este fio terra deve ser aterrado a cada 1.300 pés com 6 pés de aço galvanizado ou hastes de cobre. Esta instalação de cerca não depende mais das boas condições do solo e levará a eletricidade de volta ao sistema de aterramento do controlador da cerca quando o rebanho contatar os fios quente e terra simultaneamente .

  1. SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUA CERCA ELÉTRICA

Até mesmo as cercas elétricas mais bem construídas apresentam problemas de tempos em tempos. A melhor hora para descobrir e consertar o problema é antes que o seu gado se solte. Use um voltímetro projetado para testar uma cerca elétrica ou um testador de cerca de cinco luz para verificar a cerca todos os dias. Quando a voltagem cai drasticamente (Lembre-se: Embora os isolantes molhados da chuva ou da neve causem queda da voltagem da cerca, o controlador apropriado da cerca com as técnicas corretas de instalação funcionará satisfatoriamente) siga os seguintes passos. . .

PASSO 1

O CONTROLADOR DE CERCA NÃO FUNCIONA, VERIFIQUE OS FUSÍVEIS

uma.  Alguns controladores de fence não possuem fusíveis. Os fusíveis substituíveis podem ser substituídos se houver suportes de fusíveis localizados no exterior do gabinete do controlador da cerca.
b.  Se os fusíveis estiverem queimados, substitua-os por fusíveis “1 amp / 250V”. Ligue o controlador da cerca. Se os fusíveis queimarem instantaneamente, o controlador da cerca deverá ser reparado. Se o controlador da cerca operar por várias horas antes de fundir um fusível, há um problema com a instalação da cerca, vá para a Etapa 2.
c.  Se os fusíveis estiverem em ordem e o controlador da cerca não funcionar, vá para a Etapa 2

PASSO 2

VERIFIQUE A FONTE DE ALIMENTAÇÃO: Desconecte o controlador da cerca ou desconecte os grampos da bateria antes de verificar a fonte de alimentação.

uma.  Um controlador de cerca que opera em 115VAC deve ter uma fonte de energia que varie de 105VAC a 125VAC.
b.  Um controlador de cerca de bateria de 12 volts deve ter uma fonte de energia mínima de 12 volts durante o teste.
c.  Os controladores de cerca de 6 volts ou 6/12 volts da bateria devem ter uma fonte de energia de 6 volts no mínimo durante o teste.
Nota: para obter melhores resultados, use uma bateria de ciclo profundo com classificação de 85 amp / h ou mais.

ETAPA 3

VERIFIQUE O CONTROLADOR DE CERCA PARA A SAÍDA: Use um voltímetro projetado para testar a saída do controlador de cerca elétrica. Pergunte a sua loja de fazenda local para este produto.

Se um voltímetro não estiver disponível, você pode usar uma chave de fenda como uma “verificação bruta” para a saída de tensão. Desconecte o fio de saída quente de seu controlador de cerca. Não remova o fio terra. Usando uma chave de fenda com uma alça isolada, desenhe um arco entre o terminal quente e o terminal de aterramento. O comprimento das folgas estão listados abaixo para seu uso. Este não é um método preciso para testar seu controlador de cerca, mas indicará se a saída do seu controlador de fence é razoável ou não.

  • Os controladores de vedação de estado sólido de 115VAC têm uma folga típica de 1/8 de polegada a 1/4 de polegada
  • Os controladores de bateria e de cerca solar têm uma folga típica de 1/16 pol. A 3/16 pol.
  • Os controladores de cerca de picador de ervas daninhas têm uma folga típica de 1/32 de polegada a 1/16 de polegada
  • Os controladores de cerca de corrente contínua têm uma folga de centelha típica de 1/32 pol. A 1/16 pol.

Se a saída do controlador da cerca estiver baixa, o controlador da cerca deverá ser reparado. Se a saída estiver OK, vá para a Etapa 4.

PASSO 4

SE A SAÍDA DO CONTROLADOR DE CERCA E A FONTE DE ALIMENTAÇÃO ESTIVEREM NORMAL, VERIFIQUE A INSTALAÇÃO DA CERCA.

uma. Reconecte o fio de saída quente (que foi desconectado na Etapa 3) ao terminal da cerca. Em seguida, desconecte o fio de saída na cerca e verifique se há tensão. Se a tensão estiver boa, o fio de saída está OK. Se a tensão estiver baixa, você deve substituir o fio de saída. Use o fio de conexão AFW classificado em 20.000V. Vá para a Etapa 4b.
b. Reconecte o fio de saída e desconecte todas as cercas que saem da cerca principal e verifique a voltagem. Se a tensão for baixa, o problema está na cerca principal. Se a tensão estiver correta, reconecte as cercas, verificando a tensão à medida que cada cerca é adicionada. A tensão deve permanecer estável ou mostrar uma ligeira queda até você conectar a cerca causando o problema. Então a voltagem cairá drasticamente ou a cerca ficará completamente vazia.
c. Depois de determinar qual a cerca ou a seção da cerca está causando o problema, caminhe pela linha da cerca procurando por calções. Olhe atentamente para cantos e portões, e onde a cerca se aproxima de outras cercas. Preste muita atenção aos isoladores e conexões, ouça os sons de encaixe que indicam curto-circuito elétrico.
d. Vegetação ou ferrugem em cima do muro é a causa mais comum de perda de tensão. Até mesmo carregadores de alta potência e baixa impedância perdem tensão quando ervas e grama suficientes tocam a cerca (especialmente quando molhadas). Pulverizar herbicida sob qualquer tipo de vedação é um bom manejo, particularmente sob cercas elétricas. Ferrugem nos fios da cerca age como um isolante e não transferirá o choque elétrico para o animal. Se o arame da cerca estiver enferrujado, substitua-o.

  1. INTERFERÊNCIA DE RÁDIO E TELEFONE:
  • O sistema de aterramento do controlador de cerca deve ser suficiente para ver a ilustração de aterramento.
  • O sistema de aterramento do controlador da cerca deve estar a pelo menos 50 pés de distância do aterramento da concessionária e dos canos de água enterrados.
  • O controlador da cerca NÃO DEVE ser conectado à haste de aterramento do utilitário de CA ou ao cano de água.
  • O fio terra do controlador da cerca não deve tocar em edifícios que possam funcionar como uma antena de transmissão. Use cabo isolado (fio com bitola de 10 a 14 isolado de 600V a 20.000V) ou isoladores de vedação elétrica de alta qualidade para isolar o fio terra.
  • Coloque o controlador da cerca e seu sistema de aterramento a pelo menos 50 pés de distância dos rádios e cabos telefônicos enterrados.
  • Evite utilizar uma cerca elétrica paralela a linhas de energia ou linhas telefônicas.
  • Use isolantes de alta qualidade. Os isoladores de baixa qualidade ficam em arco quando racham ou são verificados; esse arco causa interferência de rádio.
  • Para localizar shorts, emendas fracas, fios quebrados e isoladores defeituosos, caminhe pela linha da cerca com um rádio transistor sintonizado na estação na banda AM e em alto volume. O rádio irá clicar mais alto à medida que você se aproxima de um isolador em arco.

  1. Proteção contra raios e surtos

O raio é uma das principais causas da falha do controlador de cerca. Existem algumas precauções que você pode tomar contra relâmpagos e surtos de energia CA. Desconecte o controlador da linha da cerca e da fonte de energia quando as tempestades estiverem próximas. (Cuidado: nunca desconecte ou aproxime-se de uma cerca durante uma tempestade elétrica.) Instale um desviador de raios (normalmente chamado de pára-raios) entre a cerca e o controlador da cerca. Isso desviará a eletricidade dos raios induzidos na cerca para a terra antes que cause algum dano ao controlador. Desviadores de raio não prendem ou interrompem o fluxo de corrente de um raio, eles direcionam o fluxo de corrente para o solo quando instalado corretamente. O desvio de raio é recomendado para todos os tipos de controladores de vedação.

Você também pode proteger controladores de fence de 105-125VAC contra surtos elétricos no lado da instalação, instalando um supressor de surtos. O supressor é conectado à tomada e o controlador é conectado ao supressor. O supressor de surtos protege de surtos de até 6.000 volts e tem um tempo de resposta inferior a 5 nano segundos.

Uma maneira rápida de desconectar a cerca do controlador antes que ocorram tempestades seria instalar um interruptor de corte. Também é conveniente para trabalhar em uma linha de cerca. Você não precisa desconectar o esgrimista da fonte de energia.

Usar esses tipos de proteção minimizará a possibilidade de seu controlador ser danificado por raios ou picos de energia, mas se você mora em uma área de tempestades elétricas frequentes, certifique-se de ter um controlador sobressalente de cerca como backup.

INSTALAÇÃO DO DIVERTADOR DE RELÂMPAGOS

Este desviador de raio ajuda a proteger seu controlador de cerca de danos causados ​​por raios na linha da cerca.

INSTALAÇÃO

Para uma única cerca de arame, conecte o desviador de raio ao arame da cerca antes de montá-lo no poste da cerca. Desparafuse a porca superior do desviador, removendo a arruela e a porca. Posicione o desviador de raio contra o poste de montagem com o arame da cerca passando pela porca bipartida na parte superior do resguardo do defletor de raios. Aperte a porca superior, certificando-se de que o arame da cerca não esteja esticado. Em seguida, prenda o desviador de raios ao poste da cerca.
Onde mais de um fio de cerca estiver quente, primeiro monte o desviador de raios no poste da cerca antes de conectar os cabos de conexão (classificados em 20.000 volts) a cada um dos fios quentes usando braçadeiras de linha. Desparafuse a porca superior e passe os fios pelo gancho através da porca dividida e aperte para prender.
Conecte o fio terra conectando o fio de conexão à porca inferior enrolando no sentido horário e fixando a porca. Conecte a outra extremidade do fio de conexão ao sistema de aterramento com grampos de aterramento. O sistema de aterramento do desviador deve consistir em um mínimo de dois pés de 6 pés. hastes de aterramento espaçadas a 10 pés de distância e a 50 pés do sistema de aterramento do controlador de cerca.
Para maior proteção, instale desviadores de raio em todos os cantos da cerca. O primeiro desviador de raio deve ser instalado a uma distância mínima de 50 pés do controlador da cerca.

VII. DICAS DE CONSTRUÇÃO DE CERVEJAS ÚTEIS

1) ESPECIFICAÇÕES DE CERCA ELÉTRICA PERMANENTE

uma. O número de fios e a altura de uma cerca elétrica permanente não são tão importantes quanto o espaçamento dos fios. Os fios devem estar mais próximos, na parte inferior da cerca, mais afastados no topo, de modo que os animais fiquem chocados no nariz ou na frente da cabeça primeiro. Os seguintes espaços de fio foram desenvolvidos ao longo de muitos anos de tentativa e erro.Como nas cercas elétricas portáteis, a altura de uma cerca elétrica permanente é menos importante que o espaçamento dos fios. A maioria dos animais passa por baixo ou através de cercas permanentes, em vez de saltar sobre eles.
b.  Não importa quantos fios sua cerca tenha, um fio quente deve ser posicionado na altura do ombro do animal a ser controlado. Isso fará com que o animal atinja a cerca com o nariz em primeiro lugar, a área mais suscetível ao choque da cerca elétrica. Se um animal ficar chocado diante de seus olhos, ele voltará. Um animal chocado por trás de seus olhos avançará para a cerca. O espaçamento adequado dos cabos é mais importante que a altura das cercas.

Como uma cerca elétrica não é uma barreira física, o fio não precisa ser esticado (corda de piano). Mas, puxe-o o suficiente para ficar na mesma altura entre as postagens. As postagens devem ser espaçadas a cada 25 a 75 pés, dependendo do terreno. Se você espaçar o seu poste de 75 pés de distância você deve usar sarrafos de fibra de vidro para manter o espaçamento de fios a mesma altura entre o post.

Não tente espaçar uniformemente os posts; em postes de terreno nivelado podem ser mais espaçados. Em terrenos irregulares, as postagens precisam ser espaçadas sempre que houver um lugar alto ou baixo. Nas encostas, os postes devem ser instalados perpendicularmente ao declive. Isso mantém o fio na altura correta e evita que ele se prenda a isoladores ou clipes.

O post Passo a Passo de Como Instalar uma Cerca Eletrica apareceu primeiro em PROEEL.

Passo a Passo de Como Instalar uma Cerca Eletrica Publicado primeiro em Proeel



Nenhum comentário:

Postar um comentário