sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Quarto do bebê: dicas para montar um espaço funcional e seguro

O quarto do bebê vira o centro das atenções da casa, quando se descobre que a família vai ganhar mais um integrante. Montar esse espaço é uma atividade que traz grandes alegrias para os pais, que estão ansiosos pela chegada do filho. Mas essa é uma tarefa que exige planejamento e dedicação.

A primeira coisa que temos em mente na hora de montar o quarto do bebê é que ele seja lindo e alegre. Porém, tão importante quanto isso é que ele seja funcional e seguro. Esse também será um espaço dos pais, que irão usar o ambiente, a maior parte do tempo, para cuidar do bebê.

Além disso, bebês crescem muito rápido. Em pouco tempo, o berço dará lugar a uma caminha, a poltrona de amamentação dará lugar à caixa de brinquedos, aos materiais escolares etc. Por isso, é vantajoso considerar essas mudanças desde o planejamento do quarto.

Reformando o quarto do bebê: planejamento

O ideal é que você comece a reforma o quanto antes. O cômodo deve estar pronto até o sétimo mês da gestação, assim você evita que o bebê tenha contato com cheiro de tinta e pó.

Também é importante lembrar que as lojas de móveis levam de 30 a 40 dias para entrega. Tenha esse prazo em mente para evitar imprevistos e atrasos. Você vai querer o quarto completo quando seu bebê chegar.

Quarto de bebê

Uma dica para agilizar esse processo é fazer uma check list do que precisa ser mudado no quarto para receber o seu bebê. Precisa trocar piso, janela, porta? A paredes precisam de pintura? Quais profissionais vou precisar contratar? Posso aproveitar os móveis que já tenho, ou preciso comprar algo novo?

Tendo todas essas informações em mão, fica bem mais fácil agilizar a reforma.

Pisos e Paredes

O piso pode ser uma armadilha, causando quedas, juntando pó e dificultando a limpeza. Por isso, escolha pisos que tenham as seguintes características:

  • macio;
  • antiderrapante;
  • antialérgico;
  • térmico;
  • fácil de limpar.

Uma sugestão que reúne todas essas carcterísticas é o piso vinílico. Ele tem uma grande variedade de estampas, para combinar com qualquer estilo de decoração.

Falando em decoração, na hora de escolher as cores, opte por tons mais neutros. Além de serem menos incômodas para o bebê, vão tornar mais fácil a adaptação do quarto no futuro.

Móveis

Escolha móveis que respeitem o espaço disponível sem comprometer a circulação. Dispor esse móveis colados à parede também ajuda nesse sentido.

Além disso, eles devem ser móveis multiuso, de fácil manutenção e que possam ser usados no futuro. Existem opções de móveis que podem ser adaptados para diversos usos. Móveis que abriguem gavetas também ajudam a manter tudo organizado a todo tempo.

Tudo isso vai te ajudar a aproveitar melhor o espaço. Inclusive, evita que você descarte toda a mobília quando a criança for maior.

 

Quanto à disposição dos móveis (e objetos), é importante lembrar que o quarto deve ser funcional para os pais. É ali que irão amamentar o bebê, fazer as trocas de fralda, de roupa. Algumas dicas podem facilitar essas tarefas:

  • móveis na altura certa para a troca;
  • cômoda e cestos de roupa próximos ao trocador;
  • cadeira de amamentação do lado contrário ao da porta (evitando fachos de luz e correntes de ar durante a amamentação);
  • roupas separadas por tamanho;
  • itens da troca de fralda na parede, próximos ao trocador.

Quarto do bebê 

Segurança e saúde

Com criança em casa, a preocupação com a segurança deve ser dobrada. Confira alguns pontos que devem ser observados:

  • os móveis devem ser ergonômicos e com certificado de segurança;
  • o berço não pode estar muito próximo da janela, ou exposto a correntes de ar, e deve seguir as normas de segurança (saiba mais no site do Inmetro);
  • escolha cortinas fáceis de lavar, que evitem o acúmulo de pó, como as de algodão;
  • tapetes devem ser antialérgicos, antiderrapantes, de preferência de fibra sintética (como nylon, polipropileno e poliéster).

Tem mais alguma dica de como montar o quarto do bebê? Conte para a gente! E não deixe de seguir o Amigo Construtor no Facebook!

Créditos das Imagens: Pinterest

The post Quarto do bebê: dicas para montar um espaço funcional e seguro appeared first on Portal Amigo Construtor.

Quarto do bebê: dicas para montar um espaço funcional e seguro Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário