segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Madeira

Reforma e construção não precisam ser sinônimos de descarte de materiais. Muitas coisas podem ser reutilizadas e agregadas à decoração do ambiente. Uma opção é reaproveitar a madeira que seria descartada.

Reutilizar madeira tem uma função importante: diminuir o volume de lixo nos aterros sanitários. Toda obra acaba gerando uma grande quantidade de resíduos e a madeira é um material que demora muito para se decompor. Se estiver pintada, o processo pode levar até 15 anos.

Mas a madeira pode assumir novas formas e cores. É possível transformar esse material em novos móveis e objetos de decoração, unindo estilo e sustentabilidade.

Então, que tal usar a criatividade e reutilizar aquelas peças que sobraram da obra? Ou, ainda, ao invés de jogar fora aquele móvel antigo, pintá-lo e dar a ele uma nova função?

Como reaproveitar madeira

Para preparar a madeira para ser reutilizada, é importante lixá-la e, depois, aplicar Stain. Esse é um impregnante que protegerá o material contra intempéries. Além disso, o Stain possui ação fungicida e preserva os aspectos naturais da madeira.

Dependendo do estado da madeira, é interessante enviá-la para os cuidados de um marceneiro. Esse profissional saberá recuperá-lo da melhor forma, usando os produtos e os equipamentos necessários. Assim, você elimina os riscos de acidentes e garante a qualidade da peça.

Mesa

Uma porta antiga, pallets empilhados e até tábuas podem ganhar vida com uma nova pintura, ou com apenas alguns retoques, e se tornarem uma bela mesa.

Fonte: Pinterest

Sapateira

Reutilizar restos de madeira, como ripas e caixotes, pode deixar sua casa mais bonita e organizada. Você pode fazer apoios na parede, ou até mesmo estilizar sua sapateira, usando canos, elásticos ou cordas.

Fonte: Pinterest

Prateleira

Um item muito versátil para organizar os objetos da casa, a prateleira pode ser utilizada para diversos fins: organizar seus livros, guardar seus temperos e utensílios de cozinha, ou dar vida a qualquer cômodo, com plantas ou porta-retratos. Portas, tábuas e até partes de armários podem ser reaproveitadas para isso.

Fonte: Pinterest

Relógio

É um objeto que você pode abusar da criatividade. Os números podem ser feitos com diversos tipos de materiais e até com pintura.

Fonte: Pinterest

Bandeja

Imagine tomar o seu café da manhã, servido em uma bandeja bonita e que você sabe que é única. Usando tinta, corda ou até maçanetas, você pode transformar totalmente algumas tábuas, caixas ou gavetas.

Fonte: Pinterest

 

Gostou das dicas? Então, é a sua vez de pôr a mão na massa e fazer o seu item de decoração, usando madeira reaproveitada. Lembre-se de nos enviar uma foto do seu trabalho! Queremos ver seu talento.

Confira outras dicas para sua obra, reforma ou construção aqui no Blog!

The post Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Madeira appeared first on Portal Amigo Construtor.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Madeira Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário