segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Pregos

Pregos espalhados pela construção, além de um desperdício, são muito perigosos. Eles podem se prender às botas e até furar os pés de quem estiver utilizando um calçado inadequado para o ambiente de obras. Por isso, reaproveitá-los pode ser uma verdadeira “mão na roda”.

O reaproveitamento de materiais é um hábito positivo que, cada vez mais, as pessoas e empresas estão adotando. Afinal, durante as obras é muito comum a geração de entulho, não é mesmo? Isso resulta em gasto com caçambas e equipe para retirar o que sobra da construção e ainda é prejudicial para o meio ambiente.

Então, se você costuma encontrar pregos descartados pela obra, junte todos e prepare-se. Vamos te mostrar algumas formas de criar novas peças muito úteis com eles!

Quais pregos reaproveitar?

Na reutilização, você deve aproveitar todos os pregos que encontrar. É possível utilizar tanto os pequenos quanto os grandes.

Inclusive, se você encontrar pregos enferrujados — e até tortos — não os jogue fora! Eles também podem ser usados, só vão precisar de uma limpeza a mais.

Além dos pregos, guarde também os parafusos, pois as dicas também são válidas para eles.

Como retirar a ferrugem dos pregos?

A ferrugem é muito perigosa devido ao risco de transmitir tétano, uma infecção grave causada por bactérias.

Para retirá-la, é preciso encher um recipiente com vinagre — leia o rótulo e escolha um tipo de vinagre que não seja diluído em água, pois ele precisa ser forte. Coloque os pregos e parafusos de molho por 24 horas. Depois, retire, esfregue com uma escova de dentes e seque com papel toalha.

O que é possível criar? 

Já imaginou criar um quadro com os pregos? Esse objeto de decoração é fácil de fazer, requer apenas um pouco de paciência e pode ser um lindo presente. Para fazer o quadro, você vai precisar de:

  • pregos pequenos;
  • lápis;
  • martelo;
  • linha colorida;
  • uma tábua de madeira.

A quantidade de pregos, linha e o tamanho da madeira vai depender do tipo de quadro que você for fazer. É possível criar formas, nomes e até palavras com os materiais.

Para começar, em uma folha, escreva ou desenhe o que você quer passar para o quadro. Fixe a folha na tábua de madeira e, em seguida, vá martelando levemente os pregos por cima da linha que você fez, formando o mesmo desenho ou escrita que estava no papel — se for possível, desenhe diretamente na tábua.

Em seguida, amarre a linha ao primeiro prego com um pequeno nó. Depois, é só passar a linha dando uma volta em cada prego ao decorrer do desenho. Sem cortá-la, repita esse processo da direita para esquerda e vice-versa, até conseguir ver claramente o formato que você planejou.

pregos pregos

Além do quadro, você pode fixar os pregos tortos em um pedaço de madeira e utilizá-lo para pendurar chaves e deixá-las sempre à mão. Também pode colocá-lo na cozinha para pendurar aventais e panos de prato.

Que tal reinserir os pregos na obra?

Após tirar a ferrugem, desentorte os pregos utilizando um martelo e eles estarão pontos para serem reutilizados, como de costume, na obra. Mas, eles também podem virar algo muito divertido, como um jogo!

Pebolim com pregos

pregosDivirta-se no horário de almoço na obra! Pegue uma tábua de madeira e desenhe, com giz ou tinta, um campo de futebol completo. Depois, coloque pregos no lugar dos jogadores e pegue uma moedinha para ser a bola. Escolha um adversário e dê pequenos petelecos na moeda até fazer um gol!

Incrível como algo que poderia ir para o lixo pode ser muito útil no dia a dia ou acabar virando um presente, não é? Por isso, nunca se esqueça de reaproveitar esses materiais sempre que for possível. O planeta e o seu bolso agradecem!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe o post em suas redes sociais e ensine esses truques sobre reaproveitar pregos para mais pessoas!

The post Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Pregos appeared first on Portal Amigo Construtor.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Pregos Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário