Em uma coisa temos que concordar, uma esquadria bonita dá um outro visual na casa, certo? Mas você sabia que existem esquadrias de diversos tipos de materiais, como aço, madeira, PVC e alumínio? Você sabe qual é o melhor tipo?
Aqui vamos te ajudar nesta escolha, além de mostrar alguns cuidados importantes na hora de fazer a instalação da esquadria.
Esquadrias de alumínio
Este é o tipo de esquadria mais utilizado atualmente. As esquadrias de alumínio costumam ser leves e duráveis mesmo em ambientes agressivos, como em regiões com maresia. A principal desvantagem é a menor eficiência térmica e acústica.
Esquadrias de madeira
Este material era muito utilizado no passado, mas com o surgimento de materiais mais leves, baratos e que requerem menos manutenção, acabou perdendo espaço de mercado. Apesar disso, algumas obras ainda utilizam este material, mas com foco principalmente estético, para dar um ar mais “rústico”. A maior dificuldade deste material é a necessidade de constante manutenção, principalmente através da periódica impermeabilização do material com vernizes e selantes. Caso isso não seja feito, a madeira pode apodrecer.
Outro cuidado adicional é a escolha da madeira correta para cada finalidade:
Para janelas a madeira deve ser leve e resistente, como cedro, muiracatiara e freijó. Já para portas externas deve-se optar pelas maciças, normalmente usa-se itaúba, jatobá, cedro ou eucalipto. Nas portas internas pode-se usar MDF ou MDP revestido com lamina de madeira. Somente a parte de fixação das dobradiças e fechaduras devem ser maciças.
Esquadrias metálicas
As esquadrias metálicas normalmente são produzidas com liga de aço e cobre para reduzir a corrosão. Além disso, recebem uma proteção de zinco (aço galvanizado). Em comparação com esquadrias de alumínio, esta possuí a desvantagem de ser mais pesada e também requerer maior manutenção para evitar corrosão, principalmente em regiões com maresia.
Esquadrias de PVC
Dos modelos anteriores apresentados, é o mais moderno. Seu processo de fabricação é composto pela moldagem de uma resina PVC e aditivos. Por dentro da esquadria de PVC corre um trilho de metal que garante a sustentação e estabilidade dimensional. A sua utilização é equivalente a mesma da esquadria de alumínio, também tendo como principal diferencial a leveza e manutenção praticamente nula. Além disso, tendem a apresentar um bom desempenho térmico e acústico, principalmente se utilizado com vidro duplo. A principal desvantagem é o custo, ainda superior ao modelo de alumínio.
Esquadrias são fáceis de instalar?
A instalação de uma esquadria de alumínio comprada pronta é relativamente simples. É importante que o vão da janela já esteja na dimensão correta informada pelo fabricante e devidamente requadrada.
Neste vão é feito primeiramente a instalação do contramarco e, posteriormente, a fixação da janela em si. Normalmente junto com as esquadrias compradas recebe-se um manual de instalação. Seguir as recomendações do fabricante é importante para o bom funcionamento da esquadria.
Por outro lado, a instalação de uma esquadria de madeira é mais complicada e, por esta razão, recomenda-se a contratação de um marceneiro para isso.
As janelas de PVC já não contam com contramarcos. A sua instalação é feita de forma única, com fixação através de parafusos e produtos químicos como silicone e espuma expansiva. Por isso é importante que o vão esteja pronto para receber a janela.
Para garantir uma boa instalação e durabilidade é importante se atentar a alguns fatores:
- Sempre verifique o prumo e o nível do vão antes de colocar o contramarco ou de iniciar a instalação da janela em si (PVC)
- Nunca assente blocos ou tijolos diretamente sobre a esquadria. O vão já deve estar pronto para receber a esquadria.
- Jamais force a lateral da esquadria com tijolos ou outro material
- Não coloque calços na esquadria
A situações mencionadas acima podem levar ao empenamento da esquadria e fazer com que não funcionem corretamente.
Outra dica importante para janelas é sempre fazer o uso de pingadeiras com o caimento para fora. Isso ajuda a evitar marca de água na fachada, além de também evitar infiltração de água.
E aí, tem mais alguma dúvida? Se tiver, poste nos comentários abaixo.
The post Tipos de Esquadrias: Como escolher? appeared first on Portal Amigo Construtor.
Tipos de Esquadrias: Como escolher? Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário