sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia Mundial da Reciclagem: 9 textos para ter uma obra mais sustentável

Reciclar significa dar um novo ciclo de vida ou de uso a alguma coisa. É dar um novo significado a materiais que poluem, trazendo soluções que diminuem o impacto no meio ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), o dia 17 de maio é conhecido por ser o Dia Mundial da Reciclagem e promove reflexão sobre o tanto de lixo que criamos enquanto humanidade e como podemos reverter esses impactos.

Em estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país no mundo com maior produção de lixo, chegando a 11,3 milhões de toneladas e apenas 1,28% de reciclagem. Segundo a pesquisa, o volume de plástico produzido no mundo que vai para os oceanos todos os anos é de cerca de 10 milhões de toneladas e, mais preocupante ainda, é que a projeção para 2030 é de que serão lançados ao mar o equivalente a 26 mil garrafas de plástico para cada quilômetro quadrado.

Por isso é muito importante pensar em soluções que vão na contramão do desperdício de materiais e poluição do meio ambiente. Pensando nisso, separamos 9 textos que trazem essas soluções sustentáveis para a sua obra.

Tijolo Ecológico: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

O Tijolo Ecológico possui um processo de produção mais sustentável, porque não precisa de queima de madeira para funcionamento do forno. Isso acaba auxiliando na redução do desmatamento e menor emissão de gases tóxicos. Desta forma você pode ter uma obra mais sustentável e alinhada com reeducação de danos ao meio ambiente.

Plantas em ambientes internos: saiba como cultivar

Ao invés de optar por decorações que envolvam processos que poluem o meio ambiente, utilize plantas para deixar o espaço mais bonito e saudável na casa.

Energia solar: Como ter um sistema fotovoltaico em casa

O Brasil possui grande potencial para esse tipo de energia, porque há muita exposição solar durante o ano todo. E, além disso, trata-se de um sistema que possibilita energia limpa e renovável.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Latas e Garrafas

Como mencionamos no início do texto, a produção de lixo no Brasil e no mundo é de uma quantia muito grande. Por isso, garrafas PET e latas de alumínio poder ser utilizada para outras finalidades que não ir direto para o lixo. Confira algumas soluções criativas para evitar o desperdício do material.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: canos de PVC

Até mesmo os canos de PVC que sobram da obra podem se tornar objetos decorativos nos ambientes da casa. Isso faz com que os recursos naturais sejam preservados e o projeto ganhe uma nova cara.

Materiais descartados da obra viram exposição de arte

Como vimos, objetos descartados podem ser parte da decoração e, inclusive se tornarem obras de arte. Confira algumas produzidas em madeira, concreto e metal.

Confira 4 motivos para reaproveitar materiais de construção

Além das vantagens ambientais como reciclagem, redução de danos às cidades e da escassez de recursos naturais, a reutilização de materiais de construção pode agregar valor à imagem da empresa e ainda diminuir custos.

Como minimizar o desperdício na obra e os impactos ambientais?

Diminuir o desperdício dos materiais de uma construção pode acabar viabilizando o seu projeto, tornando-o mais barato, já que há uma contenção no fluxo de caixa.

6 práticas para um canteiro de obras mais sustentável

Canteiro de obras não precisa ser sinônimo de poluição e uso excessivo de materiais. Com o uso de boas práticas, você evita o desperdício e aumenta a reutilização de recursos.

Tire esse tempo do isolamento social para reavaliar algumas práticas na construção civil que podem afetar o meio ambiente e implemente algumas dessas soluções e reflexões dentro da sua empresa. Assim, você dá um novo ciclo de vida aos materiais usados nos canteiros de obra e, consequentemente, contribui para um planeta que tem tempo para se regenerar.

The post Dia Mundial da Reciclagem: 9 textos para ter uma obra mais sustentável appeared first on Portal Amigo Construtor.

Dia Mundial da Reciclagem: 9 textos para ter uma obra mais sustentável Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário