quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Patê sablée

Quando falamos em massas logo nos vem à mente pratos salgados, assim como os principais de uma refeição. Entretanto, as massas são mais do que isso.

massas-vegetais

Através das mãos de bons cozinheiros elas podem ser parte de diversas partes da refeição, tal como na sobremesa. Um dos doces mais queridos por todo o mundo são as tortas, as quais se apresentam nas mais variadas formas e receitas.

Um tipo de massa para torta muito apreciado devido à leveza que apresenta e possibilidade de combinar uma diversidade de acompanhamentos é a Patê Sablée.

Essa massa, embora diferente da típica massa podre, é arenosa e de sabor suave. De origem francesa, essa base permite acompanhamentos tanto suaves quanto mais acentuados, combinando perfeitamente para o preparo de tortas doces de frutas, como a de maça.

O interessante a respeito de seu preparo é que, caso não seja assada, pode ser reservada para preparo posterior, durando um período de até três meses se posta para congelar e três dias, caso seja conservada no refrigerador.

Seu preparo é fácil e leva ingredientes simples, os quais geralmente se encontram na maioria das residências brasileiras. O tempo necessário é de cerca de 2 horas para finalizar e o resultado serve até 8 pessoas.

Para prepara-la, separe os seguintes itens: 125 gramas de açúcar ( 2/3 xícara de chá); 1 pitada de sal; 250 gramas de farinha de trigo (1 e ¾ xícara de chá); 125 gramas de manteiga em temperatura ambiente e 1 ovo.

O primeiro passo é peneirar os ingredientes secos, a farinha; sal e trigo, todos juntos, colocando-os em um recipiente. A esse preparo, adiciona-se o ovo e a manteiga, amassando de modo suave este conteúdo até obter uma massa que seja homogênea, permitindo que seja moldada como uma bola.

Caso não esteja sendo possível molda-la, umedeça a mão na água e torne a tentar. Dessa forma, pode-se ir umedecendo o preparo e moldando-o sem que o resultado final seja úmido demais.

Adicione água apenas se perceber que a massa está muito seca, fazendo este passo pouco a pouco. Este estado da massa pode se apresentar a depender do tamanho do ovo que for utilizado, portanto, dê preferência por aqueles que parecem um pouco maior.

Assim que for possível moldar a massa como uma bola, o faça. Uma vez feito isso, embrulhe-a em plástico filme e achate-a para que seja mais fácil de abri-la posteriormente. Leve para descansar na geladeira por no mínimo 1 hora.

Caso esteja preparando-a para assar posteriormente, lembre-se que o tempo máximo de reserva desta massa são 3 dias.

Passado o tempo de descanso é hora de realizar a abertura. Para tanto, enfarinhe uma superfície lisa e abra a mesma com o auxilio de um rolo de macarrão, deixando a espessura mediana.

Por fim, basta coloca-la em forminhas ou forma própria para torta. Pode-se tanto prepara-la para assar junto a um recheio que precise também ser assado, como fazer esse processo sozinho e posteriormente adicionar o acompanhamento.

Um recheio interessante para acompanhar esta massa são os que tem base formada por frutas, tal como maças ou limão. Esta escolha permite ainda a adição de uma cobertura simples de açúcar e claras, o que combina perfeitamente.

Para tanto, basta levar a fogo médio, a fruta de sua preferência cortada em pedaços bem pequenos ou o suco feito da mesma, junto com leite condensado. Meça a quantia utilizada conforme a quantia de tortinhas finais ou tamanho da torta que será feita.

Um recheio de limão feito de 2 latas de leite condensado e 8 colheres de sopa de suco da fruta, rende em média uma quantia de recheio suficiente para uma forma tradicional para tortas de formato mediano.

Este preparo deve ser levado a fogo médio para engrossar, devendo ser mexido constantemente até atingir um ponto similar a brigadeiro. Feito isso, basta coloca-la sobre a massa.

O passo final é preparar a cobertura. Esta etapa é a mais simples, bastado bater as claras em neve até alcançar uma consistência firme e adicionar o açúcar. A medida, assim como o recheio, deve ser medida conforme a quantia de massa.

Uma torta de tamanho tradicional leva em média 3 claras, a depender do tamanho dos ovos, e 9 colheres de açúcar para ser coberta de forma adequada.

Após a cobertura ser batida basta acrescenta-la sob o topo do preparo, levando-o em seguida ao forno por cerca de 20 minutos ou até perceber que as bordas atingiram uma tonalidade dourada.

Uma vez que a receita esteja devidamente assada, é interessante deixa-la esfriar e posteriormente deixar que descanse por cerca de meia hora na geladeira, o que torna o resultado ainda mais saboroso.

Em pouco tempo e com uso de poucos ingredientes, todos acessíveis, é possível preparar uma sobremesa a base de massa que apresenta um resultado delicioso.

O recheio e cobertura foram sugeridos, mas pode-se utilizar da criatividade e combinar a patê sablée com uma infinidade de recheios a gosto, tanto de frutas como chocolates e outras combinações possíveis.

The post Patê sablée appeared first on Preparato.

Patê sablée Publicado primeiro em indústria de massas alimentícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário