quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Principais riscos em canteiros de obras

Nós matamos cerca de uma pessoa por semana em construção” foi a declaração séria da Unidade de Pesquisa em Segurança e Saúde na Construção de Loughborough, Alistair Gibb, em sua palestra no TEDx Loughborough em 2013.

Gibb então explicou o histórico ruim de mortes de trabalhadores da construção civil, particularmente durante a construção do estádio olímpico, que resultou em 29 fatalidades na construção dos cinco jogos de Barcelona em 1992 para Pequim em 2008. Quanto aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Gibb compartilhou que Este foi o recorde olímpico que Lord Coe realmente queria quebrar, sendo inflexível que “ninguém deveria morrer ou ser ferido” na construção do Estádio Olímpico de Londres.

Mas com os acidentes fatais na indústria da construção sendo o dobro da média de outros setores e com incidentes e lesões que geralmente são responsáveis ​​por cerca de 2,2 milhões de dias perdidos por ano ( HSE , média entre 2013-2016), a indústria da construção é uma das mais arriscadas … Mas quais são os riscos e como podem ser minimizados?

Trabalhando em altura

Superfícies de trabalho instáveis, e particularmente as do chão, podem ser comuns nos locais de construção. Adicione a isso os múltiplos riscos de mobilidade restrita e acessibilidade em lugares altos, mais a chance de erro humano, uso indevido ou falha de equipamentos de segurança e torna-se aparente como as quedas de altura foram responsáveis ​​por 19% dos 65.000 acidentes não fatais em construção. sites em 2015/16 e 25 mortes de trabalhadores em 2016/17.

Minimize os riscos: implementando treinamento em práticas seguras de trabalho; uso e manutenção de EPI; instalação de guardrail e sistemas de proteção contra quedas; garantir que o equipamento esteja apto para tarefas, ou seja: usar a escada / equipamento correto, conforme apropriado.

Colapso

A construção envolve construções que sobem e descem, assim como escavações e construção de trincheiras. Em qualquer momento, os colapsos podem ocorrer em escavações e trincheiras, andaimes e muros, através de estruturas prejudiciais, perigosas e colapsos acidentais à medida que as estruturas são instaladas, erguidas ou demolidas.

Minimizar os riscos: implementando sistemas de proteção para trincheiras e trabalhadores que os utilizem; incluindo estruturas de saída e inspeção, retenção e remediação; avaliação adequada dos riscos dos edifícios em risco de colapso ou cronogramas de demolição. Para obter orientações sobre a criação de avaliações de risco de canteiro de obras, consulte o guia de instalações do SafeSite .

Objetos em movimento e veículos

Com veículos, plantas, equipamentos e movimento de materiais, a natureza ocupada dos locais de construção significa que os objetos em movimento freqüentemente resultam em fatalidades no local – 20 (11%) das mortes somente em 2015-16. Riscos específicos vêm de guindastes e fábricas, incluindo empilhadeiras, mais o volume real de tráfego que pode fazer parte de um local de trabalho – sem falar da natureza pesada do equipamento e dos materiais que estão transportando e despejando. Além desses fatores, também é significativo que o movimento geralmente ocorra em locais que são desiguais, expostos aos elementos e difíceis de manobrar.

Minimizar os riscos: criando zonas de trabalho protegidas e designadas, oferecendo proteção de barreira aos pedestres; incorporando recursos de segurança para plantar, como proteção contra capotagem para plantar incluindo empilhadeiras.

Eletricidade

Em 2016-2017, os riscos elétricos, como choques e arco voltaico ou explosões causaram 8 mortes de trabalhadores e numerosas lesões. A eletricidade é perigosa para todos os trabalhadores, não apenas para eletricistas, já que muitos trabalhadores precisam considerar a segurança ao trabalhar perto de cabos subterrâneos ou aéreos e em altura perto de linhas de energia. Quando as práticas de trabalho são desorganizadas e apressadas, como a realização de trabalho elétrico em condições úmidas ou a utilização de não profissionais para concluir o trabalho elétrico, a eletricidade apresenta riscos adicionais.

Minimize os riscos: permitindo que apenas eletricistas qualificados realizem trabalhos elétricos; adicionando avisos de segurança e sistemas de barreira para proteger aqueles que trabalham ao lado de cabos aéreos e linhas de energia; implementar boas práticas para organização do local de trabalho e fases de trabalho, para reduzir o risco de incidentes.

Manuseio manual

Muitas atividades no canteiro de obras envolvem o manuseio manual, um risco que coloca os trabalhadores em risco de distúrbios musculoesqueléticos. Estes são responsáveis ​​por 64% das reclamações de saúde dos trabalhadores da construção civil – mais de duas vezes a quantidade de outras indústrias, e são frequentemente o resultado de lesões por movimentos repetitivos, como a síndrome de vibração do braço da mão. Outros distúrbios físicos, incluindo lesões nas costas, geralmente resultam do uso freqüente de ferramentas elétricas vibratórias e equipamentos de trabalho em terra.

Minimize os riscos: realizando avaliações de risco completas e introduzindo protocolos e processos de trabalho que eliminem o risco de uso prolongado; treinamento completo e regular no que constitui o manuseio seguro manual; utilização de equipamento de elevação adequado e bem mantido, incluindo EPI.

Materiais nocivos

A construção envolve o uso de inúmeras ferramentas e materiais, muitos dos quais são potencialmente perigosos para os trabalhadores. A falha em usar o EPI corretamente, ou usar EPI danificado ou inadequado pode significar que os trabalhadores estão expostos a materiais nocivos, como amianto e risco a longo prazo, de partículas de poeira (emanadas de gesso, tijolo, pedra, cimento).

Colapso inesperado também significa exposição a materiais nocivos, enquanto o manuseio e uso repetidos de substâncias tóxicas, como adesivos, solventes, tintas e outras soluções químicas corrosivas, também apresentam risco. A exposição a esses materiais nocivos pode levar a uma série de condições respiratórias, incluindo DPOC, asbestose, asma e silicose, enquanto substâncias corrosivas prejudiciais podem levar a problemas visuais e bucais.

Minimizar os riscos: implementando protocolos para uso correto, verificação e manutenção de EPIs; avaliação completa dos riscos, que inclui o armazenamento e manuseamento de materiais nocivos, bem como métodos de boas práticas de movimentação, eliminação e limpeza de materiais nocivos; publicou protocolos de emergência para seguir em caso de acidente e derramamento, para minimizar o risco e a exposição ao pessoal.

Barulho

O ambiente de trabalho do canteiro de obras é movimentado e barulhento. Volume alto repentino pode ser perigoso para os trabalhadores, mas também é exposto a sons repetitivos a longo prazo, como exercícios e compressores, que podem levar a problemas de curto ou longo prazo, incluindo perda auditiva. O ruído do canteiro de obras também pode apresentar uma distração que pode resultar em acidentes.

Minimizar os riscos: uso correto, verificação e manutenção de EPIs; avaliações adicionais do risco de ruído para os trabalhadores e o público; avaliação de risco específica para os funcionários que realizam atividades particularmente perigosas, como o uso de equipamentos ruidosos e inovadores.

Desliza tropeções e quedas

Os riscos que afetam o saldo são responsáveis ​​pela maioria das lesões relacionadas ao trabalho na construção civil – 23% de todas as lesões em 2014/15 resultaram de escorregões, tropeções e quedas. Embora não seja surpreendente que os canteiros de obras envolvam superfícies irregulares e terrenos instáveis, é surpreendente que tantos acidentes aconteçam quando muitos poderiam ser evitados.

Minimize os riscos: mantendo calçadas e escadas livres de umidade, detritos e materiais que possam causar deslizamentos; use superfícies temporárias para cobrir buracos e escavações; implantar bases não trip; use sinais de aviso; implementar protocolos para a remoção de derramamentos e para trabalhar com mau tempo.

No entanto, apesar de todos estes e de mais perigos no local de construção, o London Olympic Park foi construído sem fatalidades. Na verdade, o sucesso da Olympic Delivery Authority em entregar este grande projeto de construção livre de fatalidade foi recompensado com um prêmio especial do Jubileu de Diamante da RoSPA . Então, o que mais a ODA fez para minimizar os riscos?

Dennis Hone, executivo-chefe da ODA, revelou tudo em seu comentário durante os prêmios, afirmando que “ao criar uma cultura de trabalho em equipe e responsabilidade individual, os incidentes têm sido poucos e distantes entre si”.

Assim, além de observar os riscos apresentados pelos locais de construção e implementar estratégias rigorosas de avaliação e gerenciamento de riscos, há uma mensagem clara de que seja você um trabalhador da construção civil, gerente de local ou proprietário da empresa, assumindo a responsabilidade pela segurança e comunicação dos protocolos de segurança. crucial para melhorar a segurança nesta indústria perigosa. Como tal, a ODA entregou não apenas uma construção impressionante e um novo recorde de mortes durante a construção, mas também resultados que a indústria da construção precisa continuar a construir, a fim de parar de matar uma pessoa a cada semana – em todos os projetos de construção.

http://www.empreendemia.com.br/e/reboque-contagem

http://www.empreendemia.com.br/e/reboque-contagem/produtos

https://www.weather.gov/nwsexit.php?site=nws&url=https://reboquecontagem.com

https://ogs.ny.gov/disclaim/default.asp?url=https://reboquecontagem.com

http://www.consumer.es/beste-pertsona-bati-bidali/?title-CONSUMER+EROSKI%2C+el+diario+del+consumidor?site=nws&url=https://reboquecontagem.com

https://www.dhs.gov/redirect?url=https://reboquecontagem.com

The post Principais riscos em canteiros de obras appeared first on Locação Andaimes SP.

Principais riscos em canteiros de obras Publicado primeiro em aluguel de andaimes



Nenhum comentário:

Postar um comentário