sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Os Efeitos da Mudança Climática sobre as Pragas Urbanas

As Pragas Urbanas e o Clima


Em 2017 foi o 390º mês consecutivo com temperaturas globais médias acima da média do século 20, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. O período de seis meses de janeiro a junho de 2017 foi o segundo mais quente no recorde de 138 anos, atrás de 2016 e pouco acima de 2015.



Uma grande parte das superfícies terrestre e oceânica tinha temperaturas mais quentes ou muito mais quentes que a média no período de seis meses, com muitas áreas tendo altas recordes (vermelho escuro no mapa) e apenas algumas áreas sendo mais baixas que a média.
O aquecimento global é normalmente considerado como criando um maior número de eventos extremos. Secas, inundações e tempestades prejudicam as colheitas e podem causar escassez de alimentos que resultam em desnutrição e fome nos países em desenvolvimento e elevam os preços nos mercados mundiais. Enchentes e ventos fortes destroem casas e edifícios, deixando pessoas sem abrigo, comida e água limpa. As recentes inundações na Índia, Nepal, Bangladesh e Nigéria, e o trio de furacões, “Harvey, Irma e Jose”, que afetam o Caribe e o sul dos EUA, são exemplos do impacto devastador que esses eventos podem ter.

Vetores e doenças


Inundações e outros eventos climáticos importantes são os efeitos altamente visíveis dos extremos climáticos que provavelmente aumentarão com o aquecimento global. Lenta mas firmemente, no entanto, o aumento das temperaturas também está afetando a capacidade de sobrevivência e de reprodução de organismos vivos, de vírus para as maiores criaturas terrestres e marinhas.

Mesmo pequenas mudanças nas temperaturas podem ter um efeito dramático na área geográfica onde existem condições adequadas para a sobrevivência. Essas mudanças poderiam abrir novas áreas para pragas e doenças ou tornar o ambiente muito severo, restringindo a reprodução e a sobrevivência de diferentes fases da vida.

A interação entre fatores físicos, como temperatura e precipitação, e fatores biológicos, como competidores e predadores, pode resultar em consequências negativas ou positivas, dependendo da área geográfica e de outras condições locais.

Os artrópodes não possuem mecanismos fisiológicos para controlar sua temperatura corporal e nem os microorganismos que causam doenças humanas. Consequentemente, sua temperatura é determinada pela temperatura ambiente e seus níveis de umidade são afetados pelo clima local ou condições internas.



Os tempos de incubação de microrganismos em uma espécie de vetor hospedeiro são muito sensíveis à temperatura. Eles geralmente têm uma relação exponencial, então uma pequena mudança na temperatura pode ter um efeito muito grande na sobrevivência.

Os microrganismos infecciosos e seus hospedeiros artrópodes também são afetados pela precipitação, elevação, vento e duração da luz solar. Todos eles criam um “envelope” de clima limitado, no qual tanto um microrganismo infeccioso quanto o vetor podem sobreviver, de acordo com a OMS.

Urbanização



Somados aos fatores climáticos estão a crescente urbanização em todo o mundo, mudanças no uso da terra, infraestrutura governamental variável, como saúde, viagens internacionais e comércio. Estas tornam as previsões do impacto das alterações climáticas nas pragas e o seu impacto sobre nós extremamente complexo.

Atualmente, 4 bilhões de pessoas vivem em áreas urbanas – 54% da população global. A previsão é de que até 2045 esse número aumente em 2 bilhões. A maior parte desse crescimento ocorrerá nos países em desenvolvimento, onde a urbanização provavelmente será rápida, não planejada e insustentável. Isso fará com que muitas das novas áreas urbanas sejam abrigos para pragas urbanas e pontos focais para a disseminação de doenças existentes e novas doenças transmitidas por vetores.

As áreas urbanas criam uma mistura complexa de microhabitats e uma “ilha de calor” que tem temperaturas de até 12 ° C acima das áreas circundantes. As atividades humanas podem fornecer uma abundância de alimentos e água, além do abrigo protegido, livre de muitos predadores naturais que restringem as populações nos habitats originais das pragas.

Um estudo realizado para o governo do Reino Unido sobre espécies de insetos que poderiam causar incômodo legal como resultado da mudança climática, descobriu que algumas espécies de pragas aumentariam e algumas pragas existentes não seriam afetadas.



O estudo descobriu que as espécies de insetos que provavelmente não seriam afetadas por temperaturas mais altas no Reino Unido incluem a barata alemã (Blattella germanica), percevejo (Cimex lectularius), formiga faraó (Monomorium pharaonis), larva da madeira (Anobium punctatum), pulga de gato ( Ctenocephalides felis) e traça comum (Tineola bisselliella). Estas são, em grande parte, pragas dentro de edifícios que fornecem proteção contra as flutuações do tempo ao ar livre:

As espécies com maior probabilidade de serem afectadas e aumentar as populações no Reino Unido com o aquecimento do clima incluíram várias espécies de mosquitos que habitam áreas rurais e urbanas, a formiga invasora de jardim (Lasius neglectus), a cupite mediterrânica (Reticulitermes grassei), que tinha uma colónia em Devon. o sul da Inglaterra em 2000, e a formiga argentina (Linepithema humile), que é uma das principais espécies invasoras do mundo.

Duas espécies, Musca domestica e flebotomíneos, Phlebotomus mascittii, também devem prosperar no Reino Unido com o aumento das chuvas.

Muitas espécies de pragas urbanas serão afetadas pelas mudanças climáticas em todo o mundo.

Em nosso país o aumento de muitas pragas está ligado ao clima, a Haytec Desentupidora está preparada para ajudar.


Os Efeitos da Mudança Climática sobre as Pragas Urbanas Publicado primeiro em Desentupidora em Santos 24 Horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário