segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Porcelanato

O reaproveitamento é uma prática muito importante e, atualmente, o debate sobre ela vem ganhando cada vez mais espaço devido aos seus benefícios. Afinal, além de gerar economia e diminuir os gastos, reaproveitar é extremamente importante para reduzir a quantidade de lixo que produzimos todos os dias e, claro, contribuir com o meio ambiente.

Na obra não é diferente, pois é possível reutilizar vários tipos de materiais, que originalmente seriam jogados fora, como é o caso do reaproveitamento de porcelanato. Essa ação minimiza os desperdícios e poupa até na hora de retirar o entulho!

Se você participou de uma obra e sobraram vários pedaços de porcelanato — não tem problema se foram diferentes —, não os jogue fora, pois vamos compartilhar com você algumas inspirações para reaproveitá-los de forma eficiente e consciente! Confira!

Crie detalhes em outros ambientes

Devido às suas vantagens, o porcelanato faz parte de muitas obras e é comum que acabe sobrando um pedacinho ou outro de um ambiente ou de alguma peça que quebrou durante o processo. Esses pedaços que sobraram podem ser iguais ou diferentes, mas pouco importa, o que vai contar na hora da reutilização é a criatividade!

Ao invés de investir o orçamento em peças para o acabamento de banheiros, por exemplo, que tal utilizar as sobras de porcelanato de outros ambientes? Uma dica muito legal para não misturar porcelanatos muito diferentes é combinar pelas cores, busque peças que tenham os mesmos tons da paleta de cores do cômodo.

Eles também podem ser cortados e aplicados para dar acabamentos a espelhos ou rodapés. Ficam muitos inusitados se utilizados, em vários tamanhos e formatos, no piso de garagens ou cobrindo pilastras, e você pode até montar figuras utilizando os pedaços quebrados das pedras.

Inclua o reaproveitamento de porcelanato nos móveis

Isso mesmo, você não leu errado! O reaproveitamento de porcelanato nos móveis pode render peças únicas e muito bonitas, como uma mesa de centro.

Se você tiver um móvel que já está gasto e que precisa de uma nova cara, pegue alguns pedaços irregulares de porcelanato, monte um mosaico sobre o tampo da mesa e fixe as peças. Para o acabamento, coloque filetes de madeira por toda a borda da mesa e, para nivelar e tirar o espaçamento entre os pedaços de porcelanato, use o rejunte.

Também é possível criar puxadores personalizados para qualquer gaveta. Utilize pequenos pedaços e os fixe na estrutura dos puxadores. Mas atenção, é preciso lixar as peças, para tirar as pontas que possam cortar a mão de quem for usar.

Faça peças de decoração 

Mosaicos e mandalas são peças decorativas muito valorizadas, pois são artesanais. E o porcelanato reaproveitado pode ser utilizado para criar essa arte.

Sobre a superfície escolhida, é necessário juntar os pedaços até criar formas, desenhos e até letras. Diversos objetos diferentes podem receber a aplicação desse material. Utilizá-los em quadros, porta-retratos, jogos de mesa e vasos são algumas opções.

Doe os pedaços de porcelanato

Por que desperdiçar algo que pode ser útil para outra pessoa? Se você juntou vários pedações de porcelanato e não pretende aproveitá-los com nenhuma das formas acima, que tal doá-los? Além de serem muito bem-vindos para reformas, eles também podem ser reaproveitados no artesanato.

Busque por ONG’s e associações em sua cidade para fazer as doações.

Viu só? Além de sugerir uma forma de reduzir gastos e aproveitar ainda mais o orçamento do seu cliente, você demonstra mais conhecimento, criatividade, habilidade e compromisso com o meio ambiente e seu trabalho, ao fazer o reaproveitamento de porcelanato.

Já tinha pensando em adicionar o reaproveitamento de porcelanato às suas obras? Conte nos comentários o que você achou desta técnica!

The post Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Porcelanato appeared first on Portal Amigo Construtor.

Série Reaproveitamento de Materiais na Obra: Porcelanato Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário