terça-feira, 24 de março de 2020

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil

A construção civil é, há muito tempo, um dos setores mais importantes da economia e da história do Brasil. Assim, ela acabou inspirando também a arte do nosso país. Na Música Popular Brasileira é possível encontrar diversas canções inspiradas no dia a dia dos trabalhadores da obra. Confira abaixo algumas dessas músicas inspiradas na construção civil.

Canteiro de Obra, de Wilson Moreira

A música Canteiro de Obra, escrita por Wilson Moreira e Sérgio Fonseca, conta a história de um homem que saiu do sertão para trabalhar na construção civil na cidade grande. A canção fala sobre os sonhos, a saudade e as dificuldades da vida desse trabalhador. Confira um trecho da letra e a música completa abaixo:

“Trouxe a esperança

Que não se envergonha

De não ter tempo de esperar em vão

Pois tudo aquilo que o seu peito sonha

Se concretiza em outra construção…”

Cidadão, Zé Ramalho

Composta pelo baiano Lúcio Barbosa, Cidadão também fala das dificuldades do migrante que vai para a cidade grande trabalhar como pedreiro. Cantada em primeira pessoa, o pedreiro mostra todas as construções que são importantes para a cidade que ele ajudou a construir.  Porém o lado triste da música é que, mesmo sendo peça importante dessas construções, ele não tem o direito de entrar nelas.

“Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Era quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar..”

Construção Civil, Capital Inicial

A música Construção Civil foi composta por Renato Russo, mas gravada pela banda Capital Inicial. Na música, um jovem pensa sobre o que quer ser no futuro e busca referência do seu primo, que trabalha na Construção Civil.

“Eu tenho um primo que trabalha

na Construção Civil

E me conta coisas,

diz que eu tenho que esperar

Entre uma cerveja e outra

Se lembra do aluguel

Então me explica como é feliz…”

Construção, Chico Buarque

Construção é uma música do escritor e compositor Chico Buarque. Ela conta a rotina da vida de um trabalhador da construção civil e é considerada uma das mais brilhantes da música brasileira por sua letra e melodia. 

“Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima”

Por essas músicas, é possível ver a importância do trabalhador da construção civil, não é mesmo? E você sentiu falta de alguma música nessa lista? E se você gostou dessas dicas, confira também filmes e séries sobre construção para ver na Netflix.

The post Conheça músicas inspiradas na Construção Civil appeared first on Portal Amigo Construtor.

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário