segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Rondelli de presunto e queijo

No Brasil percebe-se que uma das tradições é o almoço de domingo com a família o qual, em geral, conta com a presença de algum tipo de massa.

Rondelli nozes massa fresca

Em meio a correria de preparar um prato delicioso, o qual conquiste o paladar de quem o provar, mas que também seja de preparo simples procuramos por algo que conte com ingredientes simples e que não requerem muito de nossa atenção durante o processo.

Uma receita ideal para esses dias é o Rondelli de presunto e queijo. Combinar massa com essa querida dupla é certeza de preparar um prato que será sucesso.

Além de muito saborosa, esta receita é muito simples de fazer e conta com ingredientes acessíveis e fáceis de obter. Logo, esta pode vir a ser a opção ideal de um preparo rápido e delicioso.

Rondellis levam em sua base a mesma massa que lasanhas, a qual pode ser feita a partir de uma receita simples para massas italianas. Sabe-se que este tipo de massa, feita artesanalmente, pode ser conservada em geladeira ou congelador.

Portanto, caso ache interessante, prepare-a uns dias antes da ocasião em que o Rondelli será feito e adiante o preparo, tornando todo o processo ainda mais rápido.

Para a massa separe os seguintes ingredientes para cada porção dupla: 100 gramas de farinha de trigo; 1 ovo e 1 pitada de sal.

Para o recheio e o molho deste preparo, são necessários: 250 gramas de presunto em fatia; 250 gramas de queijo mozzarella em fatias; 3 colheres de manteiga; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 6 tomates sem semente picados; 340 gramas de molho de tomate; 1 xícara de chá de parmesão ralado; folhas de manjericão fresco e sal a gosto.

O molho de tomate utilizado na mesma pode tanto ser feito de modo artesanal quanto comprado pronto em supermercados, variando de acordo com a preferência e tempo que o cozinheiro tem para dispensar ao preparo.

Comece o preparo pela massa, misturando inicialmente os ingredientes secos e fazendo com que formem um buraco ao meio, tal como a cratera de um vulcão, local onde deve ser adicionado o ovo.

Quebre o ovo em um local separado e bata-o levemente com o garfo, em seguida coloque-o no espaço designado a ele. Misture os itens, trazendo a farinha das bordas para o centro do espaço, fazendo-a encontrar com o ovo e misturando-os gentilmente.

Quando estiverem todos incorporados e a consistência do preparo for mais homogênea, transfira-o para uma superfície lisa e enfarinhada para a etapa seguinte, a sova.

Por cerca de dez minutos, sove a massa até que atinja o ponto ideal, o qual é homogênea e lisa, sem grudar nas mãos e na superfície. Feito isso, Reserve este preparo por no mínimo vinte minutos na geladeira, visando ser mais fácil de abrir posteriormente.

Enquanto a massa descansa pique os ingredientes que serão utilizados no molho e inicie seu processo. Coloque em uma frigideira funda ou panela, o alho e cebola picados, assim como a manteiga, mexendo-os até que dourem.

Quando atingir a tonalidade desejada, adicione os pedaços de tomate, assim como o molho, temperando este conteúdo com o sal e refogando por cinco minutos. Reserve este preparo e unte uma forma ou refratário com manteiga, visando levar os Rondellis ao forno.

Antes de tornar a voltar a atenção para a massa, ligue o forno para ser pré-aquecido por cerca de 15 minutos.

Após o tempo de descanso da massa, abra-a sobre uma superfície lisa e enfarinhada, deixando-a mais comprida do que larga. Cubra todo o espaço da massa com o presunto e queijo, enrolando em seguida em formato cilíndrico.

Recorte este cilindro em um intervalo de cerca de quatro a cinco centímetros de distância, dando o formato ao prato. Conforme recortar, vá dispondo os Rondellis na forma.

Com todos dispostos, cubra-os com o molho de tomate recém-preparado e polvilhe o parmesão por toda a extensão do conteúdo. Cubra a forma com papel alumínio e leve para assar em temperatura média, cerca de 180 C°, por no mínimo 15 minutos.

Passado este tempo, retire o refratário do forno para livrar-se do papel alumínio, retornando o recipiente para assar por uma média de mais 10 minutos, visando gratinar o queijo que foi polvilhado no topo.

Quando este tempo finalizar, retire o preparo do forno e coloque o manjericão fresco por cima para finalizar a apresentação do mesmo.

Caso ache interessante incremente a receita, adicionando outros recheios que pareçam combinar. Sirva os Rondellis com porções de arroz branco e alguma salada de sua preferência.

O preparo deste prato é extremamente rápido, especialmente se a massa for feita com antecedência e reservada para seu preparo.

Os ingredientes utilizados são poucos e acessíveis, portanto, pode vir a ser um prato bacana a ser preparado em uma reunião com um número razoável de pessoas, dado que além de delicioso, rende no mínimo seis porções, podendo facilmente ser a receita dobrada a fim de servir mais sujeitos.

The post Rondelli de presunto e queijo appeared first on Preparato.

Rondelli de presunto e queijo Publicado primeiro em indústria de massas alimentícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário