segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Andaimes para Construção Civil

Aprenda tudo sobre andaimes!

São vários os detalhes que fazem uma construção bem feita, como o cuidado nos acabamentos e a precisão na colocação dos azulejos. Quando situações requerem acesso a lugares mais altos, andaimes, estruturas temporárias usadas para executar serviços de alta altitude podem ser usadas para proporcionar maior segurança e organização do trabalho.

andaimes

O andaime é uma estrutura indispensável para a construção de edifícios, seja na pintura, demolição, renovação ou manutenção. Este artigo é um guia completo sobre os tipos de andaimes, como selecionar o andaime ideal para o seu trabalho, que regras estão envolvidas no andaime e outras instruções úteis para garantir a segurança na sua utilização.

A principal função de uma estrutura de andaime é proporcionar acesso às áreas mais altas e servir de plataforma, criando uma área de trabalho com maior mobilidade e impacto direto na produtividade do trabalho.

Legislação aplicada à utilização de andaimes em estaleiros de construção
As principais regras dos andaimes são a ABNT 6494 e a NR 18. O Regulamento do Trabalho e Emprego (n.º 18) prevê que, nos andaimes, as estruturas de apoio e de fixação devem ser construídas por profissionais devidamente qualificados e devem ser concebidas e construídas de modo a suportar com segurança as cargas de trabalho a que estão sujeitas.

A norma também determina alguns critérios para os locais de instalação: piso antiderrapante, nivelado e totalmente revestido. O andaime deve ter um pé e um sistema de guarda-costas. As escadas de acesso também são importantes para que o trabalhador tenha mais segurança ao subir e descer o andaime sem ter que subir na sua própria estrutura.

Para os produtores, a norma estabelece que estão devidamente registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e que todas as peças são identificadas por referência ao tipo, lote e ano de fabricação.

Principais elementos que compõem a estrutura de um andaime
Ao alugar um andaime, além de escolher fornecedores confiáveis, é necessário conhecer bem as peças para realizar a montagem de forma correta e segura. Falamos sobre eles rapidamente acima e agora vamos entendê-los em detalhes:

Painéis de metal de dimensões 1×1 m, 1×1,5 m e 1×2 m: a cada metro de altura, dois painéis devem ser dispostos em paralelo;
diagonal de 1,41 m, 2,12 m e 2,83 m: a cada 3 metros de altura, deve ser prevista uma diagonal para dar consistência à estrutura.
bielas de 1 m, 1,5 m e 2 m: a cada 3 metros de altura, duas bielas serão conectadas aos painéis, conectando as duas torres..;
sapatos fixos: ir até à base da torre para dar firmeza à estrutura em relação ao pavimento;
sapatos ajustáveis: também utilizados na base para corrigir pequenos espaços e irregularidades;
Rodas: utilizadas para mover torres em aviões planos;
Plataformas de 1 m, 1,5 m e 2 m: colocadas sobre a estrutura, servem de base para a execução dos trabalhos;
Escadas: são utilizadas pelos empregados para aceder às plataformas de trabalho; são específicas para cada tipo de andaime (fachada, tubular, etc.) e são montadas em módulos.
Corpo: parte colocada nas laterais da área de trabalho para evitar quedas e proporcionar apoio lateral. Tenha em mente o material utilizado: o guarda-costas nunca deve ser amarrado à corda, pois não garante a estabilidade necessária para a proteção dos trabalhadores;
Rodapé: Parte usada ao redor da mesa, perto do chão. Sua função é evitar que materiais e ferramentas caiam sobre alguém que passa sob o andaime. O trabalhador pode acidentalmente chutar um martelo, por exemplo, e ferir uma pessoa.
Importante: Durante a montagem, os trabalhadores devem usar equipamento de proteção individual (para saber mais sobre o artigo) e todas as peças devem ser levantadas sem comprometer a estabilidade das torres.

Tipos de andaimes utilizados para a construção de edifícios

Encontramos no mercado, para venda e aluguer, andaimes de vários tipos e utilizações na construção civil. A maioria deles é feita de metal ou madeira, mas há também estruturas mistas.

Para evitar acidentes, que não são incomuns, é necessário escolher o tipo de estrutura de acordo com as características do serviço. E qualquer que seja o andaime, é essencial que este seja submetido a uma inspecção cuidadosa antes de ser utilizado.

Os principais tipos de andaimes existentes no mercado estão listados abaixo.

Andaime com suporte simples
Este tipo de andaime tem a sua estrutura apoiada de forma simples e é o mais utilizado por pintores e carpinteiros para a sua altura até 2 metros.

Andaimes móveis
Trata-se de estruturas de apoio com rodas, pelo que devem ser instaladas em superfícies planas. São metálicos, fáceis de montar e mais utilizados no acabamento.

Andaimes mecânico pendente
O Elevador deste tipo de andaime é composto por cabos de aço e guinchos. A plataforma se move verticalmente para realizar trabalhos como a instalação de painéis, cerâmicas e relevos.

Andaimes em balanço
Este tipo de andaime é projetado a partir do edifício por meio de barras ou estruturas de orçamento. Podem ser móveis ou fixos.

Andaime de fachada
Amplamente utilizado em fachadas para proporcionar aos trabalhadores um melhor acesso. Consiste num elemento vertical único (EVS), no elemento condutor vertical (EVE), na diagonal do X, na barra de ligação, na proteção do corpo e no fundo metálico (Elemento horizontal). Para saber a quantidade de cada peça necessária para sua fachada, você precisa fazer um projeto ou senhorio para pedir ajuda.

Cadeira de Pendurar
Também é usado para trabalhos de pintura e limpeza e só pode ser usado de acordo com o n.º 18 se não houver possibilidade de instalar outros tipos. É um tipo de cadeira, que consiste em um assento de aço, que também está ligado a cordas de aço.

The post Andaimes para Construção Civil appeared first on Locação Andaimes SP.

Andaimes para Construção Civil Publicado primeiro em aluguel de andaimes



Nenhum comentário:

Postar um comentário