Você lançou sua empresa com sucesso e construiu uma sólida base de clientes, ainda que pequena. Começar pequeno tem seus benefícios; afinal de contas, permitiu-lhe a oportunidade de cultivar um relacionamento leal com seus clientes. Até agora, você teve tempo de descobrir qualquer problema e está confiante de que seu produto ou serviço é realmente o melhor que sua empresa pode oferecer.

Agora, você está ansioso para expandir e expandir seus negócios. Mas, crescer sua base de clientes é muito mais fácil falar do que fazer. Como você consegue mais clientes para sua empresa? Eu perguntei ao Young Entrepreneur Council por sua contribuição, assim como a Caroline Cummings e Tim Shoemaker da Palo Alto Software. De táticas de marketing a uma rede melhor, experimente essas dicas e veja sua base de clientes crescer rapidamente.

8 ideias para ajudar você a aumentar sua base de clientes:

1. Quando se trata do seu campo, saia da sua zona de conforto

Se você está tendo problemas para expandir sua base de clientes, pode estar, inadvertidamente, estreitando seu foco e, com isso, errando o alvo com possíveis novos clientes. Se você está lançando seus negócios da mesma forma que sempre fez, não é surpresa que esteja tendo problemas para alcançar novos clientes.

“Vá contra a corrente e desafie as expectativas”, recomenda Wesley Mathews, da High Level Marketing.  “Vender é a transferência de confiança, por isso, em vez de confiar em um argumento de venda com o qual você se sente à vontade, concentre-se primeiro em construir um relacionamento com o cliente em potencial”.

Construir confiança, diz Mathews, é uma das principais maneiras de alcançar novos clientes. “Uma vez que você ganhou a confiança deles, você também ganhou o ouvido deles”, diz ele. “Nesse ponto, você pode começar a educá-los sobre o reconhecimento do valor superior de seu produto.”

2. Aproveite sua rede existente

Sua rede existente pode ser o melhor lugar para se alcançar, já que a boa palavra deles ajudará a aumentar sua base de clientes.

“Eu recomendo que o negócio desenvolva um grupo principal de clientes que possam fazer referências; os encaminhamentos são fortes, ”diz Tim Shoemaker, que lidera as vendas de canais aqui na Palo Alto Software. “Eu recomendo que eles se conectem o máximo possível dentro de seu mercado alvo. Por exemplo, se eles são uma loja de bicicletas, eles devem tentar juntar o maior número possível de grupos relacionados ao ciclismo. ”

Darrah Brustein, da Network Under 40 e Finance Whiz Kids, concorda. “Entre em sua rede imediata e determine quem pode ser uma boa opção para o seu produto ou serviço”, diz ela. “É melhor se concentrar no menor resultado no início e, para começar, eles também são mais propensos a recomendar sua empresa para suas redes. Você já estabeleceu confiança em sua rede, então aproveite isso. ”

3. Construa um “mapa de relacionamento”

Tamara Nell, da The Leading Niche, recomenda a construção de um “mapa de relacionamento”, que corresponderá às suas relações mais fortes com as áreas onde há maior necessidade de seu produto ou serviço. Este mapa ajudará a indicar quem você precisa alcançar, a fim de explorar possíveis bases de clientes.

“Quando comecei minha empresa, criei [um mapa de relacionamento] e encontrei um parceiro que tinha a introdução para o cliente, mas não os recursos para fazer o trabalho”, diz ela. “Fizemos uma parceria e o The Leading Niche foi fundado. Até hoje atualizo continuamente meu mapa de relacionamento, o que leva a novas oportunidades. ”

4. Continue expandindo sua rede

Embora confiar em sua rede existente para expandir sua base de clientes seja ótimo, você pode eventualmente acabar com novos leads. Quando você se encontra nessa situação, talvez seja necessário expandir sua rede.

“Você pode ter uma ótima ideia e uma ótima estrutura de negócios, mas se você não tem contatos que possam estar interessados ​​em ajudá-lo, é impossível ter sucesso”, diz Alfredo Atanacio, da Uassist.ME.

Como você desenvolve sua rede? “Participe de eventos de networking, junte-se a organizações, forme parcerias e veja sua rede crescer”, diz ele. Nós vamos entrar nisso um pouco mais a seguir.

5. Fale em um evento ou organize uma reunião da indústria

Você tem muita experiência em seu campo – por que não se envolver na comunidade? Ao compartilhar sua experiência e envolver-se em seu setor em nível local, você terá a oportunidade de ampliar seus contatos, bem como sua reputação de líder em sua indústria.

“Meus primeiros clientes vieram oferecendo palestras gratuitas ou promovendo um workshop em eventos de negócios que eu sabia que meus clientes ideais iriam participar”, diz Natalie MacNeil, da She Takes on the World. “Eu comecei em um nível local, e então me deram maiores oportunidades que me colocaram na frente de mais pessoas. Foi assim que eu tirei meus negócios do chão. ”

6. Adicione chamadas à ação

Em um nível menor, mais imediatamente acionável, há muitas estratégias que você pode adotar em seu marketing que podem atrair novos clientes. Adicione uma frase de chamariz para cada peça de marketing que você enviar – seja uma postagem no Instagram, uma newsletter semanal ou uma de suas estratégias de marketing off-line.

“Depois de estabelecer um plano de marketing, você começará a executar várias estratégias a cada dia”, diz Nicole Munoz da Start Ranking Now. “Não basta escrever um blog. Depois que ele for escrito, você deverá adicionar uma frase de chamariz que indique claramente como os clientes podem trabalhar com você (ou seja, ‘Inscreva-se no meu…’). Faça disso parte de todos os seus discursos e ações de rede também. ”

As chamadas para ação não precisam ser elaboradas ou exigir muito de seus clientes; muitas vezes, o objetivo é tão simples quanto aumentar o engajamento. Pergunte a eles suas opiniões, sugira que eles marquem você com uma determinada hashtag ou forneça um link para que eles possam se inscrever em suas atualizações por e-mail.

7. Tente oferecer testes gratuitos para novos clientes

Outra tática prática para adquirir novos clientes? Ofereça-lhes uma avaliação gratuita do seu produto. “Os testes gratuitos são uma ótima maneira de comercializar, já que atraem novos clientes e obtêm boas críticas e depoimentos”, diz Souny West, da CHiC Capital. “Eles também permitem que você obtenha mais feedback sobre novos produtos e, em seguida, faça melhorias onde for necessário”.

Ok, isso parece ótimo, mas como transformá-los em clientes de retorno reais? “Ao oferecer testes gratuitos, você pode mostrar a eles o valor do que você tem a oferecer e convertê-los em clientes que retornam mais tarde”, diz Souny.

Incutir neste potencial cliente o valor do seu produto e deixar claro que seu produto ou serviço é verdadeiramente exemplar. Faça isso, ofereça um ótimo serviço e você poderá convertê-los em um cliente fiel.

8. Fornecer seu serviço gratuitamente em troca de um estudo de caso ou depoimento em profundidade

Se você é uma empresa baseada em serviços, oferecer seu serviço gratuitamente, em troca de o cliente servir como um “estudo de caso” ou fornecer uma descrição detalhada dos benefícios de seu serviço, pode ser uma ótima maneira de obter novos clientes.

“Obter um ótimo estudo de caso é uma das melhores maneiras de conduzir novos negócios, já que ele pressupõe que seu serviço funcione e que você tenha clientes satisfeitos”, diz Obinna Ekezie, da Wakanow. “Além disso, a troca de valor – serviço para estudo de caso – é uma ótima maneira de gerar confiança e obter feedback sólido de um cliente.”

Por exemplo, digamos que você ofereça serviços de treinamento pessoal; tente fazer parceria com um membro proeminente da comunidade de fitness e ofereça-lhes um serviço gratuito, em troca de uma postagem de blog revisando seu serviço em seu blog altamente trafegado. Isso tem o efeito de aumentar a exposição da marca, criar confiança e credibilidade em seu campo e, com sorte, atrair muitos novos clientes em sua direção.

Bônus: Nossa VP de Desenvolvimento de Negócios, Caroline Cummings, compartilha sua lista de dicas:

  • Participe de grupos como câmaras de comércio, grupos de rede, grupos de referência de leads e grupos específicos do setor.
  • Fazer co-marketing com negócios complementares.
  • Experimente a publicidade off-line. Dependendo da indústria, a publicidade tradicional pode funcionar. Por exemplo: O serviço de árvore do meu marido criou um comercial profissional e o executou em estações de TV locais e ficou inundado de leads.
  • Participar de feiras e ter uma oferta como meio de coletar informações de contato.
  • Execute ofertas no LivingSocial ou em outros sites de cupons.