sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra

O momento mais esperado pelos proprietários após todas as etapas da construção é finalmente ver a sua casa pronta para morar.  Mesmo que durante a execução da sua construção os operários deixem o canteiro de obras organizado, sempre que a obra é finalizada resta muita sujeira.

Por isso, é importante fazer uma faxina na sua casa, descartar corretamente os entulhos e deixar tudo limpo antes da mudança. Confira as dicas de limpeza pós-obra que separamos para você neste post!

Algumas dicas de limpeza pós-obra

Atenção aos EPI’s

A primeira coisa a se pensar, em qualquer etapa da obra, são os equipamentos de proteção. Os produtos de limpeza são tóxicos e podem oferecer risco à saúde, se inalados ou caso entrem em contato com a pele. Por isso, luvas e máscara de proteção são indispensáveis.

Para evitar respingos nos olhos, providencie óculos de proteção. Usar botas impermeáveis de PVC evita o risco de quedas e de contato com produtos corrosivos.

Escolha o produto com cuidado

Para fazer a limpeza depois da obra, é preciso ter em mente o tipo de superfície que receberá o produto. Cada material exige um cuidado diferente, e usar o produto incorreto pode causar grandes prejuízos.

Algumas superfícies, por exemplo, como porcelanatos e cerâmicas, exigem produtos de limpeza específicos, que são encontrados em lojas de materiais de construção e supermercados. Para vidros, existem produtos voltados para a limpeza pós-obra, que rendem mais que os limpa vidros tradicionais e não deixam resíduos.

O tipo de sujidade também é relevante na hora de escolher o produto. Uma dica é usar alcalinos para remoção de materiais de composição orgânica (como graxa, cera, cola, gordura etc.) e produtos de base ácida para remover restos de materiais (cimento, gesso, rejunte, terra etc.). Os produtos neutros podem ser utilizados para fazer limpezas de manutenção ou aquelas mais comuns, como pó, poeira e outros resíduos.

Para saber se um produto é neutro, alcalino ou ácido, basta verificar na embalagem.

Recolha primeiro todos os entulhos

Os entulhos resultantes de uma obra são geralmente fonte de toda a poluição causada pela construção civil que é despejada no meio ambiente, então saber a forma correta de descartar esses materiais é um dos passos mais importantes da limpeza.

É necessário entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para saber como é feito o procedimento de descarte desse lixo. Geralmente é necessário fazer uso de caçambas para colocar todo o resto dos materiais e entulhos soltos.

Existem cidades em que há estações para descarte de entulho que seguem rigorosamente as legislações federais sobre o assunto. Portanto, fique atento ao que é exigido pela lei da sua cidade para livrar-se corretamente dos resíduos.

Elimine todos os pós da construção

Depois que todo o entulho for recolhido, chegou a hora de tirar o pó da construção — gesso, cimento e tijolo. Se esses materiais tiverem contato com a água, podem acabar piorando a situação da sua casa e causando ainda mais sujeira.

Louças sanitárias, torneiras, janelas, lustres e outros objetos também acumulam poeira durante a construção. Para fazer a limpeza deles é bem simples: basta utilizar um pano úmido com água e detergente neutro, para evitar o aparecimento de manchas. Aplique sobre o objeto, sempre enxaguando o pano para retirar o excesso de sujeira antes de uma nova aplicação.

Remova as manchas de tinta

Mesmo que, na hora da pintura, o piso tenha sido protegido, é normal que alguma mancha acabe aparecendo. Para resolver esse problema, você vai precisar de um removedor de tinta. Esse tipo de material é bem forte, por isso use luvas ao manuseá-lo e deixe o ambiente bem arejado para o cheiro sair.

Fique atento às instruções do removedor para saber se ele é o tipo de material recomendado para o piso da sua casa. Se as manchas forem pequenas, utilize removedor epóxi, que não danifica nenhum tipo de piso.

Aplique o removedor apenas na área afetada pela tinta, esfregando com um pano seco todo o local. Depois limpe com água para tirar os resíduos do removedor de tintas e minimizar o cheiro forte.

Finalizada a limpeza, deixe portas e janelas abertas, também para facilitar a circulação do ar e eliminar o cheiro dos produtos.

Gostou de aprender um pouco com essas dicas de limpeza pós-obra? Ficou interessado em saber como deixar tudo organizado? Então veja como ter um canteiro de obras mais sustentável!

The post Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra appeared first on Portal Amigo Construtor.

Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário