quarta-feira, 3 de junho de 2020

Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building

O Empire State Building é um edifício comercial de 102 andares no coração de Nova Iorque. Localizado na Quinta Avenida, entre as Ruas 33 e 34, o prédio tem 102 andares e 381 metros de altura – ou 443 metros, se contarmos a antena.

Ele foi construído para ser o prédio mais alto do mundo, e assim foi desde a sua inauguração, em 1931, até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center, em 1972.

Hoje, o Empire State Building é o quinto mais alto dos Estados Unidos e o 31º mais alto do mundo. Com mais de 88 anos de existência, o edifício é uma das grandes construções do mundo, com muita história para contar.

Nova Iorque vista do Empire State – Foto: CIVITATIS

O principal diferencial do edifício é a vista que se tem de Nova Iorque. Com dois observatórios, um no 86º e outro no 102º andar, é possível ter uma visão panorâmica da Ilha de Manhattan e, até mesmo, do estado de New Jersey. Assim, o edifício recebe cerca de 4 milhões de visitantes todo ano, só para ter essa vista.

Vista do Observatório no 102º andar do edifício – Foto: Empire State Building/Dvulgação

Empire State Building: construção

O terreno onde está localizado o Empire State Building já abrigou uma fazenda, duas mansões e um hotel. Até que, em 1928, o Hotel Waldorf Astoria foi vendido para a Bethlehem Engineering Corporation, que construiu o edifício.

Nessa época, existia uma corrida na cidade para ver quem construiria primeiro o maior prédio do mundo. Por isso, a construção do Empire State Building, que começou oficialmente em 17 de março de 1930, levou apenas um ano e 45 dias para ser finalizada.


Trabalhador do Empire State Building em 1930 – Foto: Lewis Hine

Para tanto, foi necessária a mão de obra de 3.400 trabalhadores, que construíram 4 andares e meio por semana.

Tudo isso aconteceu em meio à Grande Depressão (crise econômica de 1929). Ou seja, a construção do edifício acabou ajudando a criar vários empregos em um período muito difícil para o mundo.

Estilo arquitetônico

Foto: @sp.photos / Empire State Building

O edifício foi projetado no estilo art déco por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon.

Esse estilo, que foi marcante na década de 1920, usa de formas geométricas, ornamentos e design abstrato. Além disso, arranha-céus projetados nesse estilo têm o objeitvo de mostrar o prestígio de seus construtores por meio de sua altura, sua forma, sua cor e sua iluminação.

No caso do Empire State, quase não há ornamentos, devido ao período de recessão que o mundo vivia no ano em que foi construído. Ainda assim, a obra impressiona pelo seu tamanho, sua forma e suas cores.

As luzes na fachada do prédio mudam de cor em ocasiões especiais, como no Dia de São Patrício, no Natal e no Dia da Independência do México.

Estrutura

O exterior do prédio é composto por 5.700 m3 de calcário e granito, 10 milhões de tijolos e 730 toneladas de alumínio e aço inoxidável. Atualmente, o edifício tem capacidade para abrigar 20 mil inquilinos e 15 mil visitantes.

A construção foi feita como uma estrutura de colunas de aço revestidas com blocos de granito. Assim, o acabamento era dispensável, e os blocos iam se encaixando rapidamente uns nos outros.  Assim, foi possível terminar a construção cinco meses antes do previsto.

Além disso, o prédio também foi projetado para não ter janelas – pelo menos não as tradicionais. O que ele tem são vidros aplicados diretamente nas paredes com uma moldura de aço ao redor. Isso foi feito para evitar acidentes, uma vez que, estando a 300 metros de altura, uma pessoa que abrisse uma janela poderia ser derrubada pela força do vento.

No fim das contas, o Empire State Building acaba por ter uma aparência de foguete: metálico, grande e brilhante.

Empire State Building no cinema

Poster do filme King Kong (1933) – Divulgação

O edifício ficou conhecido no mundo todo devido à sua participação no filme King Kong. Mesmo quem não assistiu ao filme já deve ter visto a cena do gorila escalando o Empire State Building. A cena também é apresentada de novo no remake de 2005.

Além disso, o prédio aparece em outros filmes como: O Espetacular Homem-Aranha, Independence Day, Percy Jackson e os Olimpianos, Tarde Demais para Esquecer e muitos outros.

Curiosidades

  • Em um dia claro, o vitsitante do Empire State Building pode enxergar até 128 km de distância, incluindo os estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia e Massachusetts.
  • É o mais alto edifício com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Em 2010, foram investidos 120 milhões de dólares para tornar o edifício em uma estrutura de energia eficiente e sustentável.
  • Existe uma corrida anual no prédio, chamada Empire State Building Run-Up, em que corredores são desafiados a subir as escadas para o 86º andar no menor tempo possível. São 1.576 degraus!
  • O nome Empire State veio do apelido dado à cidade de Nova Iorque e significa O Império.

Gostou de conhecer mais sobre o Empire State Building? Então conheça também a história da construção da Catedral da Sé.

E fique de olho no blog do Amigo Construtor para receber mais curiosidades e informação!

Com informações do Empire State Buiding, ArchDaily, CNN e agências de notícias

The post Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building appeared first on Portal Amigo Construtor.

Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário