segunda-feira, 8 de junho de 2020

Telhas: vantagens e desvantagens dos tipos mais usados na construção civil

Existem no mercado telhas de diversos materiais e estilos. Mas como escolher a telha ideal para sua obra? Confira um pouco de cada uma das opções mais populares de telhas!

 Telha de Cerâmica

Telhas de Cerâmica

Reprodução

Este tipo de telha é o mais comum no Brasil, são fáceis de serem encontradas e estão disponíveis em diversos formatos. A principal vantagem é o bom isolamento térmico e a facilidade para limpar. Por outro lado, é uma telha pesada, pesando cerca de 40Kg por metro cúbico, o que exige um pouco mais da estrutura do telhado. Por esta razão, o telhado deve ser reforçado e, consequentemente, custar um pouco mais.

As telhas cerâmicas também são encontradas na versão esmaltada. Neste caso, a telha recebe uma camada colorida e vítrea. O telhado, para acomodar satisfatoriamente este tipo de telha, necessita de inclinação mínima de 30%.

 

Telhas de Concreto

 

Fórum da Construção

Assim como as telhas de cerâmica, as telhas de concreto também apresentam um bom conforto térmico. Além disso, são mais impermeáveis em comparação às cerâmicas, o que ajuda a evitar o aparecimento de fungos. Contudo, a telha de concreto é ainda mais pesada, encarecendo um pouco mais o custo da estrutura do telhado. Da mesma forma que as telhas cerâmicas, elas também precisam de uma inclinação mínima de 30%.

 

Telhas de Fibrocimento

 

Revista AdNormas

Este tipo de telha apresenta um grande diferencial: a leveza. Desta forma, existe uma economia maior na estrutura do telhado. Por outro lado, é uma telha mais frágil e com desempenho térmico pior. Por esta razão, normalmente quando se usa este tipo de telhas, utiliza-se algum tipo de manta térmica junto. A inclinação mínima deve ser de 15%, o que pode ajudar em casos de querer se esconder o telhado atrás de platibandas, por exemplo.

Plantas de Casa

 

Telhas metálicas

 

Reprodução

As telhas metálicas podem ser produzidas de diversos materiais, como aço, alumínio, cobre ou outras ligas. A principal vantagem dela é o cobrimento de grandes vãos, razão pela qual são usualmente utilizadas em coberturas de galpões. Entretanto, elas não possuem um bom desempenho térmico e acústico. Para solucionar este problema, pode-se fazer a instalação de mantas ou optar diretamente para as telhas termoacústicas.

As telhas termoacústicas são normalmente um “sanduíche” de telhas metálica com isopor, ou outro material isolante, em seu interior.

Reprodução

 

Além destes tipos mencionados, existem ainda outros tipos de telhas menos utilizadas, como telhas de vidro e telhas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

A melhor opção vai depender da sua necessidade. As telhas de cerâmica e concreto apresentam desempenhos muito parecidas, inclusive em ambos os casos pode-se encontrar telhas de diversas cores. Neste caso, qualquer uma das duas seria uma ótima escolha.

Já as telhas de fibrocimento são excelentes opções quando se busca uma estrutura de custo mais baixo ou quando se pretende embutir o detalhado, visto que se consegue construir um telhado com menor inclinação.

Telhas metálicas, por outro lado, são muito comuns de serem usadas em obras industriais, exatamente por conseguirem vencer grandes vãos sem necessidade de uma estrutura muito robusta, como no caso de telhas de concreto e cerâmicas. Além disso são extremamente resistentes. Nada impede também que esta telha seja utilizada em residências, principalmente quando se quer embutir o telhado – neste caso, seria recomendado o uso das telhas termoacústicas, ou ao menos a colocação de mantas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de telhas, mãos à obra! Fique ligado no blog do Amigo Construtor para mais dicas como essa.

The post Telhas: vantagens e desvantagens dos tipos mais usados na construção civil appeared first on Portal Amigo Construtor.

Telhas: vantagens e desvantagens dos tipos mais usados na construção civil Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br



quarta-feira, 3 de junho de 2020

Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building

O Empire State Building é um edifício comercial de 102 andares no coração de Nova Iorque. Localizado na Quinta Avenida, entre as Ruas 33 e 34, o prédio tem 102 andares e 381 metros de altura – ou 443 metros, se contarmos a antena.

Ele foi construído para ser o prédio mais alto do mundo, e assim foi desde a sua inauguração, em 1931, até a construção das Torres Gêmeas do World Trade Center, em 1972.

Hoje, o Empire State Building é o quinto mais alto dos Estados Unidos e o 31º mais alto do mundo. Com mais de 88 anos de existência, o edifício é uma das grandes construções do mundo, com muita história para contar.

Nova Iorque vista do Empire State – Foto: CIVITATIS

O principal diferencial do edifício é a vista que se tem de Nova Iorque. Com dois observatórios, um no 86º e outro no 102º andar, é possível ter uma visão panorâmica da Ilha de Manhattan e, até mesmo, do estado de New Jersey. Assim, o edifício recebe cerca de 4 milhões de visitantes todo ano, só para ter essa vista.

Vista do Observatório no 102º andar do edifício – Foto: Empire State Building/Dvulgação

Empire State Building: construção

O terreno onde está localizado o Empire State Building já abrigou uma fazenda, duas mansões e um hotel. Até que, em 1928, o Hotel Waldorf Astoria foi vendido para a Bethlehem Engineering Corporation, que construiu o edifício.

Nessa época, existia uma corrida na cidade para ver quem construiria primeiro o maior prédio do mundo. Por isso, a construção do Empire State Building, que começou oficialmente em 17 de março de 1930, levou apenas um ano e 45 dias para ser finalizada.


Trabalhador do Empire State Building em 1930 – Foto: Lewis Hine

Para tanto, foi necessária a mão de obra de 3.400 trabalhadores, que construíram 4 andares e meio por semana.

Tudo isso aconteceu em meio à Grande Depressão (crise econômica de 1929). Ou seja, a construção do edifício acabou ajudando a criar vários empregos em um período muito difícil para o mundo.

Estilo arquitetônico

Foto: @sp.photos / Empire State Building

O edifício foi projetado no estilo art déco por William F. Lamb e sua empresa de arquitetura Shreve, Lamb e Harmon.

Esse estilo, que foi marcante na década de 1920, usa de formas geométricas, ornamentos e design abstrato. Além disso, arranha-céus projetados nesse estilo têm o objeitvo de mostrar o prestígio de seus construtores por meio de sua altura, sua forma, sua cor e sua iluminação.

No caso do Empire State, quase não há ornamentos, devido ao período de recessão que o mundo vivia no ano em que foi construído. Ainda assim, a obra impressiona pelo seu tamanho, sua forma e suas cores.

As luzes na fachada do prédio mudam de cor em ocasiões especiais, como no Dia de São Patrício, no Natal e no Dia da Independência do México.

Estrutura

O exterior do prédio é composto por 5.700 m3 de calcário e granito, 10 milhões de tijolos e 730 toneladas de alumínio e aço inoxidável. Atualmente, o edifício tem capacidade para abrigar 20 mil inquilinos e 15 mil visitantes.

A construção foi feita como uma estrutura de colunas de aço revestidas com blocos de granito. Assim, o acabamento era dispensável, e os blocos iam se encaixando rapidamente uns nos outros.  Assim, foi possível terminar a construção cinco meses antes do previsto.

Além disso, o prédio também foi projetado para não ter janelas – pelo menos não as tradicionais. O que ele tem são vidros aplicados diretamente nas paredes com uma moldura de aço ao redor. Isso foi feito para evitar acidentes, uma vez que, estando a 300 metros de altura, uma pessoa que abrisse uma janela poderia ser derrubada pela força do vento.

No fim das contas, o Empire State Building acaba por ter uma aparência de foguete: metálico, grande e brilhante.

Empire State Building no cinema

Poster do filme King Kong (1933) – Divulgação

O edifício ficou conhecido no mundo todo devido à sua participação no filme King Kong. Mesmo quem não assistiu ao filme já deve ter visto a cena do gorila escalando o Empire State Building. A cena também é apresentada de novo no remake de 2005.

Além disso, o prédio aparece em outros filmes como: O Espetacular Homem-Aranha, Independence Day, Percy Jackson e os Olimpianos, Tarde Demais para Esquecer e muitos outros.

Curiosidades

  • Em um dia claro, o vitsitante do Empire State Building pode enxergar até 128 km de distância, incluindo os estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Connecticut, Pensilvânia e Massachusetts.
  • É o mais alto edifício com o certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Em 2010, foram investidos 120 milhões de dólares para tornar o edifício em uma estrutura de energia eficiente e sustentável.
  • Existe uma corrida anual no prédio, chamada Empire State Building Run-Up, em que corredores são desafiados a subir as escadas para o 86º andar no menor tempo possível. São 1.576 degraus!
  • O nome Empire State veio do apelido dado à cidade de Nova Iorque e significa O Império.

Gostou de conhecer mais sobre o Empire State Building? Então conheça também a história da construção da Catedral da Sé.

E fique de olho no blog do Amigo Construtor para receber mais curiosidades e informação!

Com informações do Empire State Buiding, ArchDaily, CNN e agências de notícias

The post Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building appeared first on Portal Amigo Construtor.

Grandes Construções: saiba tudo sobre o Empire State Building Publicado primeiro em https://www.amigoconstrutor.com.br