terça-feira, 28 de maio de 2019

Como o Facebook e o LinkedIn podem te ajudar a conseguir novos clientes

Procurar emprego pela internet pode parecer simples, mas
diversas pessoas passam muito tempo sem conseguir ser contratadas.

No entanto, você sabia que existem redes sociais feitas exatamente
para isso?

O Facebook e o LinkedIn são duas boas opções, mas muitos ainda
não sabem como usá-los da maneira correta.

Procurando emprego
pela Internet

Você pode utilizar essas redes, não só para montar e divulgar
seu portfólio, como também para buscar e se candidatar a vagas de emprego.

Muitas empresas utilizam essas plataformas para divulgar vagas
devido à facilidade e por serem gratuitas – tanto para a empresa quanto para o
candidato.

Mas atenção: seus perfis nas redes sociais (pessoais e profissionais)
também serão analisados.

Os recrutadores ou clientes podem não te escolher, tudo porque
seu comportamento na rede não pareceu ético ou responsável.

Saiba mais sobre como o Facebook e o LinkedIn podem te ajudar a
conseguir mais empregos.

Página no Facebook

Ter uma página (fan page) no Facebook é um modo eficiente
de divulgar o seu trabalho.

Seja você pedreiro, arquiteto, pintor, estar presente na maior
rede social que existe atualmente pode te render muitos clientes e parceiros.

Mas não basta criar uma página. É preciso administrá-la, com
conteúdo relevante e interagindo com seu público.

Qualquer pessoa pode criar uma página a partir do seu perfil
pessoal no Facebook. Mas, para ela ser eficiente, é importante preencher o
máximo das informações solicitadas.

Você deve informar o tipo de negócio, incluir uma foto de perfil
e uma de capa, além de outras informações.

Depois, é só convidar outros usuários a curtirem sua nova
página. Afinal, você precisa ser o principal divulgador do seu trabalho.

Converse com seu
público

A página pode funcionar como um portfólio, com fotos dos seus
trabalhos, que podem ser organizados em categorias e álbuns.

É importante que as fotos sejam bonitas, e que os trabalhos
estejam bem realizados, claro. Então, capriche no acabamento e tire uma foto ou
faça um vídeo valorizando o seu esforço.

Mas não para por aí: você precisa estar presente na rede social,
fazendo seus posts. Você pode criar conteúdo que seja interessante para o
seu público, que tenha ligação com o seu trabalho.

Por exemplo: se você é pintor, pode falar sobre a cor que é
tendência no ano ou os tipos de tintas. Se você é azulejista, fale sobre
modelos de azulejos.

Dando ideias para quem vai construir ou reformar, essas pessoas
podem se tornar seus clientes.

Vantagens de criar
uma página no Facebook

  1. Você disponibiliza seu
    trabalho para todos os usuários, independentemente de serem seus amigos ou não.
  2. Você não mistura sua
    vida pessoal com os seus projetos.
  3. Ter uma página te dá
    mais profissionalismo e credibilidade.
  4. É grátis!

Facebook Jobs: anúncios
de emprego na rede

O Facebook Jobs é um recurso para páginas divulgarem vagas de
emprego na rede.

Se você é quem procura por uma vaga, basta pesquisar o cargo e
virão várias disponíveis nas suas proximidades.

Você ainda pode filtrar a pesquisa por tipo de jornada (período
integral, meio período, estágio e até voluntário) e por setor, que seria o tipo
de página (comunidade, produto/serviço etc.).

Depois, você se candidata direto na rede e ela captura os dados
já disponíveis no seu perfil, como empresas em que trabalhou, formação,
telefone e e-mail.

Por isso, é importante que essas informações estejam preenchidas
corretamente no seu perfil. Mas também é possível incluir experiências
profissionais e outros cursos direto na área de candidatura.

LinkedIn: a rede
social voltada para carreiras

O LinkedIn é uma rede social com foco em relações profissionais.
No seu perfil do LinkedIn, você pode ter todo o seu currículo e seu portfólio.

Ao invés de amigos ou seguidores, no LinkedIn você tem conexões.
Assim, você se mantém em contato ou conhece profissionais da sua área, troca
experiências e vagas de emprego.

Inclusive, existe uma área só para isso nessa rede social. Você
pesquisa vagas de emprego e se candidata pela própria rede ou é direcionado
para outros sites de processos seletivos.

Currículo e
portfólio

O seu perfil será o seu currículo, por isso é preciso que ele
esteja com informações completas, corretas e verdadeiras. No LinkedIn, é
possível incluir informações como:

  • Empresas e organizações
    em que trabalhou, incluindo os trabalhos que fez em cada uma delas. Basta
    adicionar um arquivo de mídia ou link para que as pessoas possam acessar esse
    trabalho.
  • Formação acadêmica e,
    assim como na experiência profissional, os trabalhos e projetos que realizou.
  • Experiências em
    voluntariado.
  • Conquistas, como cursos,
    intercâmbios, certificações e tudo o que for relevante para sua vida
    profissional.

Um dos diferenciais do LinkedIn é a ferramenta “Competências”,
na qual você pode incluir suas qualificações (conhecimentos do setor em que
trabalha, ferramentas, softwares, idiomas etc.) e ser recomendado por elas. E,
claro, pode recomendar outras pessoas também.

Ambiente
profissional

Mas atenção: o LinkedIn, mesmo sendo uma rede social, é um
ambiente profissional. Não é lugar para posts pessoais, fotos do dia a dia, a
não ser as que tenham a ver com a sua vida profissional.

Assim como em uma empresa, é preciso tomar cuidado com a sua
postura e com o que você comunica.

Pense no que você gostaria que seus recrutadores soubessem sobre
você – e o que não gostaria – antes de fazer alguma publicação.

Seguindo essas dicas, vai ficar bem mais fácil conseguir emprego
pela internet.

Quer saber mais como impulsionar sua carreira? Continue acompanhando as dicas do Amigo Construtor!

Com informações do Small Business

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